sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Lectio Divina - 20/12/13


SEXTA-FEIRA -20/12/2013


PRIMEIRA LEITURA: Isaias 7,10-14


Esta profecia messiânica surge no contexto no qual o povo de Israel, temeroso diante da proximidade de uma invasão, sente-se tentado a recorrer a Assíria para que o salve. É aqui que Deus lhes lembra que seu único salvador é Ele e que, como prova de sua presença e seu poder, lhes dará um sinal para que já não duvidem e confiem plenamente Nele. Este sinal virá a converter-se precisamente na chegada do Messias, que é Deus Conosco. O povo, talvez, não imaginou a profundidade destas palavras, as quais ficaram ainda longe de iluminar a realidade que Deus tinha pensado para a salvação do povo, pois, a Encarnação do Verbo realizou o cumprimento da profecia, o envio do Espírito Santo, produto deste projeto salvífico, fez que Deus seja agora Deus Conosco. Seja, pois, consciente de que Deus está em ti, e que desde teu coração procura iluminar e salvar toda a humanidade, particularmente aqueles que convivem cotidianamente contigo.


ORAÇÃO INICIAL 

Senhor Nosso Deus, a cujo desígnio se submeteu a Virgem Imaculada aceitando, ao anúncio do anjo, encarnar em seu seio teu Filho; tu que se transformastes, por obra do Espírito Santo, em templo de tua divindade, concede-nos, seguindo seu exemplo, a graça de aceitar teus desígnios com humildade de coração. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Lucas 1,26-38


A visita do anjo a Maria evoca as visitas de Deus a várias mulheres do Antigo testamento: Sara, mãe de Isaac (Gn 18,9-15), Ana, mãe de Samuel (1Sm 1,9-18), a mão de Sansão (Jz 13,2-5). A todas elas foi anunciado o nascimento de um filho com uma missão importante na realização do plano de Deus. 

A narração começa com uma expressão “no sexto mês”. É o sexto mês da gravidez de Isabel, uma mulher de idade já avançada que vai ter seu primeiro filho, com um parto de risco, é a tela de fundo de todo esse episódio. E ela o menciona no começo (Lc 1,26) e no final da visita do anjo (Lc 1,36.39). 

O anjo lhe diz: "alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”. Palavras similares foram ditas a Moisés (Ex 3,12), Jeremias (Jr 1,8), a Gedeão (Jz 6,12) e a outras pessoas com uma missão importante no plano de Deus. Maria, estranha esta saudação e procura saber o significado daquelas palavras. É realista. Quer entender. Não aceita qualquer inspiração.

O anjo responde: “não temas, Maria!”. Como na visita do anjo a Zacarias, o anjo lembra aqui que a primeira saudação de Deus sempre é: “não temas!”. Logo em seguida o anjo lembra as promessas do passado que se cumprirão mediante o filho que vai nascer e que deve receber o nome de Jesus. Será chamado Filho do Altíssimo e Nele se realizará o Reino de Deus. Esta é a explicação do anjo para que Maria não tenha medo.

Maria tem consciência da missão que está recebendo, porém, continua realista. Não se deixa embalar pela grandeza da oferta e olha sua condição. Analisa a oferta a partir dos critérios que tem a sua disposição. Humanamente falando, não é possível: “como poderei ser mãe se não tenho relação com nenhum homem?”. 

O anjo explica que o Espírito Santo, presente na Palavra de Deus desde o dia da Criação (Gn 1,2), consegue realizar coisas que parecem impossíveis. Por isto, o Santo que vai nascer de Maria será chamado Filho de Deus. O milagre se repete hoje. Quando a Palavra de Deus é acolhida pelos pobres, algo novo acontece pelo poder do Espírito Santo. Algo tão novo e surpreendente como um filho que vai nascer de uma virgem ou um filho que vai nascer de uma mulher já de idade avançada como Isabel, da qual todos diziam que não podia ter filhos! E o anjo acrescenta: “Eis que tem tua parenta Isabel, que se encontra no sexto mês de gravidez!”. 

A resposta do anjo esclarece tudo para Maria, e ela se entrega: “Eis aqui, a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo sua Palavra”. Maria usa para si o título de Serva, servidora do Senhor. Este título vem de Isaias, que apresenta a missão do povo não como um privilégio, mas sim, como um serviço aos outros povos (Is 42,1-9;49,3-6). Mais tarde, Jesus também definirá sua missão como um serviço: “não vim para ser servido, mas, para servir” (Mt 20,28). Aprendeu com sua Mãe!



PARA REFLEXÃO PESSOAL

O que é que mais te chama a atenção na visita do anjo Gabriel à Maria?
Jesus elogiou sua mãe quando disse: “Ditosos aqueles que ouvem a Palavra e a colocam em prática” (Lc 11,28). Como Maria se relacionou com a Palavra de Deus durante a visita do anjo?



ORAÇÃO FINAL 

(Salmo 24,1-2)
Este dia serei muito consciente de que meu ser é o ser de Cristo, e farei todas as coisas como ele as faria.






Nenhum comentário:

Postar um comentário