quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Lectio Divina - 26/12/13

QUINTA-FEIRA -26/12/2013

PRIMEIRA LEITURA: Atos 6,8-10;7,54-59


A Igreja quis colocar imediatamente depois do nascimento do Salvador duas festas que nos lembra o que o nascimento de Jesus traria para seus seguidores: a festa do primeiro depoimento e a festa dos Santos Inocentes. O evangelho de João já desde o início nos diz que Jesus veio e os seus não o receberam, que as trevas rejeitaram a Luz; Jesus em repetidas ocasiões disse: “Os perseguirão... os levarão aos tribunais... aí darão testemunho de mim”. A festa de Santo Estevão no lembra que a vida cristã é começa com a chegada do Salvador e acompanhada de um depoimento que pode terminar com derramamento de sangue. Estevão declara diante dos judeus sua pertença a Cristo e com grande coragem afronta o ser propriedade de Cristo. Hoje em nossa Igreja falta que os batizados levem a sério seu papel diante da sociedade e se decidam a dar testemunho, a falar daquilo que se opõe ao evangelho, que assumam completamente o compromisso de ser testemunhos do Evangelho de luz num mundo cheio de escuridão. Se nossa Igreja não avança e continua sendo uma Igreja morna e vulnerável é porque temos medo de nos apresentarmos como Santo Estevão, descarada e radicalmente cristãos. Já é tempo de despertar e irromper-nos diante de tudo aquilo que não é evangélico e sem importar com pessoas, lugar, posição, representar como Santo Estevão, dignamente nosso senhor Jesus Cristo. Não tenhamos medo de ser e apresentar-nos como cristãos, a recompensa vale a pena.


ORAÇÃO INICIAL 

Deus nosso, que concedestes a Santo Estevão, mártir, fortaleza para orar por seus verdugos, faz que, a sua imitação, saibamos perdoar de coração a quantos nos tenham ofendido ou causado algum mal. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amem!


REFLEXÃO

Mateus 10,17-22

O CONTRASTE É GRANDE. Ontem, dia da Natividade, tivemos o presépio do recém nascido com o canto dos anjos e a visita dos pastores. Hoje é o sangue derramado de Estevão, apedrejado até a morte, porque teve a coragem de acreditar na promessa expressada na simplicidade do presépio. Estevão criticou a interpretação fundamentalista da Lei de Deus e o monopólio do Templo. Por isso o mataram (At 6,13-14).

Hoje, na festa de Estevão, primeiro mártir, a liturgia nos apresenta uma passagem do evangelho de Mateus, tirado do assim chamado “Sermão da Missão”. Nele Jesus adverte a seus discípulos dizendo que a fidelidade ao evangelho levaria a dificuldade e a perseguição: “arrastarão vocês diante das autoridades, e os açoitarão nas sinagogas”. Mas para Jesus o que importa na perseguição não é o lado doloroso do sofrimento, mas, o lado positivo do testemunho: “Por minha causa, vocês serão levados diante dos governantes e dos reis, tendo assim a oportunidade para dar testemunho da Boa Nova que Deus nos traz”. 

FOI O QUE ACONTECEU COM ESTEVÃO. Ele deu testemunho de sua fé em Jesus até o último momento de sua vida. Na hora de sua morte disse: “Vejo o céu aberto; e o Filho do Homem de pé a direita de Deus” (At 7,56). E ao cair morto sob as pedras imitou Jesus gritando: “Senhor, não lhes tenha em conta este pecado!” (At 7,60; Lc 23,34).

JESUS HAVIA DITO: “Quando os julgarem, não se preocupem pelo que vão dizer nem como terão que fazê-lo, nessa mesma hora se lhes dará o que devem dizer, pois, não serão vocês que falarão, mas sim, o Espírito de seu Pai, Ele que falará por vocês”. Esta profecia se também se realizou em Estevão. Seus adversários “não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que falava” (At 6,10). “Os membros do sinédrio tiveram a impressão de ver em seu rosto o rosto de um anjo” (At 6,15). Estevão falava “cheio do Espírito Santo” (At 7,55). Por isto, a raiva dos demais era tão grande que o lincharam.

HOJE TAMBÉM ACONTECE O MESMO. Em muitos lugares muita gente é arrastada diante dos tribunais e sabe dar respostas que superam em sabedoria aos sábios e entendidos (Lc 10,21).



PARA REFLEXÃO PESSOAL

Colocando-se no lugar de Estevão: sofreu alguma vez por causa de tua fidelidade ao Evangelho?
A simplicidade do presépio e a dureza do martírio estão simultaneamente na vida dos Santos e Santas e na vida de tantas pessoas que hoje são perseguidas até a morte por causa de sua fidelidade ao evangelho. Você conhece de perto pessoas assim?




ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 31,2-3)
Hoje aproveitarei a oportunidade que se apresentar e, com cada pessoa que falar, falar-lhe-ei de Deus.






Nenhum comentário:

Postar um comentário