quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Lectio Divina - 15/01/14

QUARTA-FEIRA -15/01/2014

PRIMEIRA LEITURA: 1Samuel 3,1-10.19-20

Algo no qual devemos exercitar-nos continuamente, sobretudo, nós que vivemos esta geração que poderíamos chamar de “ruído”, é ouvir o Senhor. Esta passagem que relata a vocação ou chamado do Profeta Samuel nos diz que, “na noite, quando a lâmpada do Senhor, ainda não havia apagado”, Deus chamou seu profeta. Estes termos “noite” e “lâmpada do Senhor” na linguagem bíblica nos falam do silêncio e da intimidade com Deus, mas que de elementos físicos. Isto é, Samuel estava atento, e ainda que acredite que é Eli quem o chama, seu coração está a escuta. O sacerdote, vendo a disposição do jovem, o instrui sobre como ouvir e como responder a Deus. É, pois, necessário que nós retomemos em nossa vida estas atitudes de silencio interior e de atenção a Deus. Procura, em tua “ruidosa” jornada, um momento não só para afastar-te da fonte do ruído, mas sim, para fazer silencio interior. Já em silêncio interior de teu coração, procure centrar tua atenção de maneira amorosa em Deus e ouvirás a doce voz Daquele que te ama.



ORAÇÃO INICIAL 

Mostra-te propicio Senhor, aos desejos e pedidos de teu povo, dá-nos a luz para conhecer tua vontade e a força necessária para cumpri-la. Por Nosso Senhor. Amém!


REFLEXÃO

Marcos 1,29-39

JESUS RESTAURA A VIDA PARA O SERVIÇO. Depois de participar na celebração do sábado na sinagoga, Jesus entra na casa de Pedro e cura a sogra deste. A cura faz com a que a mulher se coloque de pé e atenda aos demais. Uma vez recuperadas a saúde e a dignidade, começa a servir as pessoas. Jesus não somente cura a pessoa, mas, cura também para que a pessoa se coloque a serviço da vida.

JESUS ACOLHE OS MARGINALIZADOS. Ao cair da tarde, terminado o sábado na hora em que aparece a primeira estrela no céu, Jesus acolhe e cura os enfermos e aos possuídos que as pessoas trazem. Os enfermos e os possuídos eram as pessoas mais marginalizadas naquela época. Não sabiam a quem recorrer. Estavam à mercê da caridade pública. Além disto, a religião os considerava impuros. Não podiam participar na comunidade. Era como se Deus as rejeitasse e as excluísse. Jesus as acolhe. Assim, aparece em que consiste a Boa Nova de Deus e o que quer alcançar na vida das pessoas: acolher aos marginalizados e aos excluídos, e reintegrá-los ma convivência da comunidade.

PERMANECER UNIDO AO PAI PELA ORAÇÃO. Jesus aparece rezando. Faz um esforço muito grande para ter tempo e ambiente apropriado para rezar. Levanta-se antes que os outros, para poder estar a sós com Deus. Muitas vezes, os evangelhos, nos falam da oração de Jesus em silêncio (Mt 14,22-23; Mc 1,35; Lc 5,15-16; 3,21-22). Através da oração, Ele mantém viva em si a consciência de sua missão.

MANTER VIVA A CONSCIÊNCIA DA MISSÃO E NÃO ENCERRAR-SE NO RESULTADO OBTIDO. Jesus se tornou conhecido. Todos iam atrás Dele. Esta publicidade agradou aos discípulos. Foram buscar Jesus para levá-lo de novo junto das pessoas que o procuravam, e dizem: Todos te procuram. Pensavam que Jesus ia participar no banquete. Enganaram-se! Jesus não compareceu e disse: Vamos para outros lugares. Sai para isto precisamente. Os discípulos estranharam o fato. Jesus não era como imaginavam. Tinha uma consciência muito mais clara de sua missão e queria transmiti-la aos discípulos. Não quer que se fechem no resultado já obtido. Não devem olhar para trás. Como Jesus, devem manter bem viva a consciência de sua missão. É a missão recebida do Pai que deve orientá-los ao tomarem as decisões. 

SAI PARA ISTO, PRECISAMENTE. Este foi o primeiro mal entendido entre Jesus e os discípulos. De momento, não é uma pequena divergência. Mais adiante, no evangelho de Marcos, este mal entendido, apesar das muitas advertências de Jesus, cresce e chega quase a uma ruptura entre Jesus e os discípulos (Cf. Mc 8,14-21.32-33;9,32;14,27). Hoje também existem mal entendidos sobre o rumo do anuncio da Boa Nova. Marcos ajuda a prestar atenção às divergências, para não permitir que cresçam até chegar a uma ruptura. 



PARA REFLEXÃO PESSOAL

Jesus não veio para ser servido, mas para servir. A sogra de Pedro começa a servir. Eu, faço de minha vida um serviço à Deus e aos irmãos e irmãs?
Jesus mantinha viva a consciência de sua missão mediante a oração. E minha oração?



ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 96,2-3)
Hoje dedicarei um pequeno momento de meu dia para ficar atento a palavra e a vontade de Deus e assim aprender a ouvir meu irmão que se queixa e sofre.





Nenhum comentário:

Postar um comentário