quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Lectio Divina - 16/01/14

QUINTA-FEIRA -16/01/2014


PRIMEIRA LEITURA: 1Samuel 4,1-11

Esta passagem nos apresenta a realidade do povo que tinha convertido Deus em um “talismã”; aqueles que pensavam que pelo simples fato de ser povo “eleito” pudessem viver à margem da lei e reclamar a Deus sua proteção e auxílio. Deus, nesta batalha lhes faz ver que se equivocaram e que sua escolha os deve levar não só a honrá-lo como Deus (através da Arca), mas sim, e mais importante ainda, a viver de acordo ao que Ele próprio tem pedido (a Lei da Aliança). Esta passagem teria muita ressonância em nosso mundo moderno no qual nos encontramos com irmãos que, havendo sido batizados (parte do povo eleito), assistem aos domingos a missa, porém, vivem de uma maneira contrária ao Evangelho, irmãos que pensam que pelo fato de portar uma cruz no peito estão protegidos de todos os perigos, convertendo este sinal de salvação em um mero “amuleto” mágico. O assistir regularmente a missa, e o usar objetos religiosos devem ser um sinal de pertença à Cristo, pertença que nos deve levar a viver de uma maneira diferente centrada no amor e de acordo com o Evangelho. Fique atento e grave em seu coração que o culto agrada a Deus, porém, procure agradá-lo vivendo como Jesus nos ensinou. 


ORAÇÃO INICIAL 

Mostra-te propicio Senhor, aos desejos e pedidos de teu povo, dá-nos a luz para conhecer tua vontade e a força necessária para cumpri-la. Por Nosso Senhor. Amém!



REFLEXÃO

Marcos 1,40-45

ACOLHENDO E CURANDO O LEPROSO JESUS REVELA UM NOVO ROSTO DE DEUS. Um leproso chega e aproxima-se de Jesus. Era um excluído, um impuro. Vivia separado dos demais. Porém, aquele leproso tinha muito valor. Transgrediu as normas da religião para poder chegar próximo de Jesus. E grita: “Se queres, podes limpar-me!”. Isto é, “Não precisa tocar-me! Basta que queiras para que eu seja curado”. A frase revela duas enfermidades: A)-a enfermidade da lepra que o fazia impuro; B)-a enfermidade da solidão a qual era condenado pela sociedade e pela religião. Revela ao mesmo tempo a grande fé do homem no poder de Jesus. Profundamente compadecido, Jesus cura duas enfermidades. Primeiro, para curar a solidão, toca o leproso. E é como se Ele dissesse: “Para mim, tu não és um excluído. Eu te acolho como irmão”. Em seguida, cura a lepra dizendo: “Quero, fique limpo!”. O leproso, para poder entrar em contato com Jesus, havia transgredido as normas da lei. Da mesma forma, Jesus, para poder ajudar àquele excluído e assim revelar um rosto novo de Deus, transgredi as normas de sua religião e toca o leproso. Naquele tempo, quem tocasse um leproso, se tornava impuro diante das autoridades religiosas e diante da lei da época.

REINTEGRAR OS EXCLUIDOS NA CONVIVENCIA FRATERNA. Jesus não somente cura, mas, além disso, quer que a pessoa curada possa conviver de novo com os demais. Reintegra a pessoa na convivência. Naquele tempo, para que um leproso fosse de novo acolhido na comunidade, tinha que ter um atestado firmado por um sacerdote. É como hoje. O enfermo sai do hospital só se tem um atestado médico firmado por um doutor. Jesus obriga o leproso a buscar tal documento, para que possa conviver com normalidade. Obriga as autoridades a que reconheçam que o homem havia sido curado.

O LEPROSO ANUNCIA O BEM QUE JESUS FEZ, E JESUS SE TORNA UM EXCLUÍDO. Jesus havia proibido o leproso de falar da cura. Mas, não conseguiu. O leproso, enquanto caminhava, começou a divulgar a notícia, de modo que Jesus já não podia entrar publicamente no povoado, tinha que andar pela periferia, em lugares afastados. Por quê? É que Jesus havia tocado um leproso. Por isso, na opinião pública daquele tempo, o próprio Jesus, era agora um impuro e tinha que viver afastado de todos. Não podia entrar nas cidades. Porém, Marcos mostra que ao povo pouco importava essas normas oficiais, pois, de todas as partes chegavam pessoas onde Ele estava. Subversão total!

RESUMINDO. Tanto nos anos 70, época em que Marcos escreve, como hoje, época na qual vivemos, era e continua sendo importante ter diante de nós alguns modelos de como viver e anunciar a Boa Nova de Deus e de como avaliar nossa missão. Nos versos, de 16 a 45 do primeiro capítulo de seu evangelho, Marcos descreve a missão da comunidade e apresenta oito critérios para que as comunidades de seu tempo pudessem avaliar a missão. Eis aqui o esquema:- ATIVIDADE DE JESUS –Objetivo da Missão- a)-(Mc 1,16-20) JESUS CHAMA OS PRIMEIROS DISCIPULOS – Para formar comunidade; b)-(Mc 1,21-22) AS PESSOAS FICAM ADMIRADAS COM SEU ENSINAMENTO – Criar consciência crítica; c)-(Mc 1,23-28) JESUS EXPULSA UM DEMÔNIO – Lutar contra o poder do mal; d)-(Mc 1,29-31) CURA A SOGRA DE PEDRO – Restaurar ávida para o serviço; e)-(Mc 1,32-34) CURA ENFERMOS E ENDEMONINHADOS – Acolher os marginalizados; f)-(Mc 1,35) JESUS LEVANDO PRONTO PARA REZAR – Permanecer unido ao Pai; g)-(Mc 1,36-39) JESUS CONTINUA ANUNCIANDO – Não fechar-se nos resultados; h)-(Mc 1,40-45) CURA DE UM LEPROSO – Reintegrar os excluídos.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

Anunciar a Boa Nova consiste em dar testemunho da experiência concreta que alguém tem de Jesus. O leproso, o que é que anuncia? Conta aos demais o bem que Jesus lhe fez. Só isto! Tudo isto! E o testemunho que leva os demais a aceitar a Boa Nova de Deus que Jesus nos trás. Qual é o testemunho que dou hoje?
Para levar a Boa Nova de Deus às pessoas, não devemos ter medo de transgredir as normas religiosas que são contrárias ao projeto de Deus e que dificultam a comunicação, o diálogo e vivencia do amor. Ainda que isto traga dificuldades para as pessoas, como Jesus as trouxe. Tenho esta coragem?



ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 95,6-7)
Hoje vou dedicar alguns momentos de meu dia para descobrir o que Deus quer de mim neste preciso momento, e vou compartilhar minha experiência com algum irmão que necessite de minha atenção e consolo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário