terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Lectio Divina - 21/01/14

TERÇA-FEIRA -21/01/2014



PRIMEIRA LEITURA: 1Samuel 16,1-13


Em algumas ocasiões nos encontramos com irmãos que, por alguma circunstância, não se sentem “dignos” ou capazes para realizar algum apostolado, inclusive, indignos de receber alguma graça espiritual. A passagem de hoje, nos mostra que não são nossos pobres critérios de “idoneidade” que Deus segue para encarregar-nos de um ministério ou para outorgar-nos uma graça espiritual. Davi, contudo, apesar de ser pequeno aos olhos de seus irmãos e do mundo em geral, o menos apto para ser ungido com rei, Deus, que vê seu coração, o escolhe. Poderia inclusive ocorrer que efetivamente não ser o melhor para ele, porém, Deus dá sempre junto com o ministério a graça necessária para realizá-lo. Por isso, lemos que “desde este momento o Espírito de Deus esteve com ele”. Se Deus te chama, não tenhas medo de responder e abrir teu coração, pois, se você e os demais não te consideram apto Deus lhe dará sua graça e, com seu poder, poderás realizar o que Ele próprio te pediu.



ORAÇÃO INICIAL 

Deus todo poderoso, que governa o céu e a terra, ouça paternalmente a oração de teu povo, e faz que os dias de nossa vida se fundamentem em tua paz. Por Nosso Senhor. Amém! 


REFLEXÃO

Marcos 2,23-28


A LEI EXISTE PARA O BEM DAS PESSOAS. Em dia de sábado, os discípulos passam pelas plantações e abrem caminho arrancando espigas. Em Mateus 12,1 se diz que tinham fome. Invocando a Bíblia, os fariseus criticam a atitude dos discípulos. Seria uma transgressão da lei do Sábado (cf. Ex 20,8-11). Jesus responde invocando a mesma Bíblia para mostrar que os argumentos dos demais não tem fundamento. Lembra que o próprio Davi fez algo proibido, já que tirou os pães consagrados do templo e os deu de comer aos soldados que tinham fome (1Sm 21,2-7). E Jesus termina com duas frases importantes: A)-O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. B)-O Filho do Homem é senhor do sábado! 

O SÁBADO É PARA O SER HUMANO, E NÃO O SER HUMANO PARA O SÁBADO. Durante mais de quinhentos anos, desde o tempo do cativeiro na Babilônia até a época de Jesus, os judeus havia observado a lei do sábado. Esta observância secular se tornou para eles em um forte sinal de identidade. O sábado era rigorosamente observado. Na época dos Macabeus, até a metade do século II antes de Cristo, esta rígida observância chegou ao ponto critico. Atacados pelos gregos em dia de sábado, os rebeldes Macabeus preferiam morrer e não transgredir o sábado usando as armas para defender sua vida. Por isto, morreram mil pessoas (1Mac 2,32-38). Refletindo sobre este massacre, os líderes macabeus concluíram que deviam resistir e defender sua vida, ainda que fosse sábado (1Mac 2,39-41). Jesus teve a mesma atitude: relativizar a lei do sábado à favor da vida, pois, a lei existe para o bem da vida, e não ao contrário!

O FILHO DO HOMEM É SENHOR DO SÁBADO. A nova experiência de Deus como Pai/Mãe faz com que Jesus, o Filho do Homem, desse uma chave para descobrir a intenção de Deus que está na origem das leis do Antigo Testamento. Por isto, o Filho do Homem, é senhor até do Sábado. Ao conviver com o povo da Galiléia, durante trinta anos e sentindo em sua pele a opressão e a exclusão que tantos irmãos e irmãs eram condenados em nome da Lei de Deus, Jesus percebeu que isto não podia ser o sentido daquelas leis. Se Deus é Pai, então, acolhe a todos como filhos e filhas. Se Deus é Pai, então, temos que ser irmãos e irmãs uns dos outros. Foi o que Jesus viveu e rezou, desde o começo até o fim. A Lei do Sábado deve estar a serviço da vida e da fraternidade. Foi por sua fidelidade a esta mensagem que Jesus foi preso e condenado à morte. Ele incomodou o sistema, e o sistema se defendeu, usando a força contra Jesus, pois, Ele queria a lei a serviço da vida, e não o contrário.

JESUS E A BÍBLIA. Os fariseus criticavam Jesus em nome da Bíblia. Jesus responde e critica os fariseus usando a Bíblia. Ele conhecia a Bíblia de memória. Naquele tempo, não havia Bíblias impressas como temos hoje em dia. Em cada comunidade havia só uma Bíblia, escrita a mão, que ficava na sinagoga. Se Jesus conhecia tão bem a Bíblia, era sinal de que, durante aqueles 30 anos de sua vida em Nazaré, havia participado intensamente na vida da comunidade, onde no sábado se liam as Escrituras. Nos falta muito para que tenhamos a mesma familiaridade com a Bíblia e a mesma participação na comunidade!




PARA REFLEXÃO PESSOAL

O sábado é para o ser humano, e não vice-versa. Quais são os pontos de minha vida que tenho que mudar?
Ainda sem ter a Bíblia em casa, Jesus a conhecia de memória. E eu?



ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 111,1-2)
Em oração direi ao Senhor: “fala, que teu servo escuta”, e pedirei a assistência do Espírito Santo em todo momento, para que eu possa comunicá-lo aos que me rodeiam.





Nenhum comentário:

Postar um comentário