sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Lectio Divina - 24/01/14


SEXTA-FEIRA -24/01/2014


PRIMEIRA LEITURA: 1Samuel 24,3-21


Esta passagem nos instrui sobre dois aspectos importantes em nossa vida, os quais estão de maneira ordinária ligados entre si: o perdão e a confiança em Deus. Nesta rica leitura vemos Davi que, podendo vingar-se de alguém que só havia se dedicado a tornar sua vida mais difícil, e inclusive decidido matá-lo, o perdoa, pois, é inocente e coloca toda sua confiança em Deus. Coloca sua confiança em Deus, que julga retamente e que não permitirá que a injustiça caia sobre ele, evitando desta maneira, dar lugar em sua coração a vingança. Este ensinamento, pode ajudar-nos a viver em situações parecidas quando, em nosso meio de trabalho ou em nossa família, em certo momento, as circunstâncias se invertem e de perseguidos, nos podemos converter em perseguidores e vingar-nos de alguém que em algum momento procurou nos causar dano. A vida da muitas voltas e é necessário lembrar que a justiça corresponde só a Deus, e que nós como cristãos, devemos, como Jesus, perdoar aos que nos perseguem. Esta atitude sempre trará paz e sossego a nosso coração. Lembre que o perdão e a confiança total em Deus são, talvez, os principais sinais que nos identificam como autênticos seguidores de Jesus.


ORAÇÃO INICIAL 

Deus todo poderoso, que governa o céu e a terra, ouça paternalmente a oração de teu povo, e faz que os dias de nossa vida se fundamentem em tua paz. Por Nosso Senhor. Amém! 



REFLEXÃO

Marcos 3,13-19


O evangelho de hoje descreve a acolhida e a missão dos doze apóstolos. Jesus começa com dois discípulos aos que acrescenta outros dois (Mc 1,16-20). Pouco a pouco o número foi crescendo. Lucas informa que chamou 72 discípulos para que fossem com Ele em missão (Lc 10,1).

Marcos 3,13-15: O chamado para uma dupla missão. Jesus chama os que Ele quer e estes vão com Ele. Logo, “Instituiu Doze, para que estivessem com Ele, e para enviá-los a pregar com poder de expulsar os demônios”. Jesus os chama para uma dupla finalidade, para uma dupla missão: (a)-Estar com Ele, isto é, formar a comunidade da qual Ele, Jesus, é o Senhor. (b)-Rezar e ter poder para expulsar os demônios, isto é, anunciar a Boa Nova e lutar contra o poder do mal que arruína a vida do povo e aliena as pessoas. Marcos diz que Jesus subiu ao monte e, estando ali, chamou os discípulos. A chamada é uma subida. Na Bíblia subir o monte evoca o monte ao qual Moisés subiu e teve um encontro com Deus (Ex 24,12). Lucas diz que Jesus subiu ao monte, rezou toda a noite e, no dia seguinte, chamou os discípulos. Rezou à Deus para saber a quem escolher (Lc 6,12-13). Depois de haver chamado, Jesus oficializa a escolha feita e cria um núcleo mais estável de doze pessoas para dar maior consistência à missão. E também para significar a continuidade do projeto de Deus. Os doze apóstolos do NT são os sucessores das doze tribos de Israel.

Nasce assim a primeira comunidade do Novo Testamento, comunidade modelo, que vai crescendo ao redor de Jesus ao longo dos três anos de sua atividade pública. No começo, não são mais que quatro (Mc 1,16-20). Pouco depois a comunidade cresce na medida em que vai crescendo a missão nas aldeias e povoados da Galiléia. Chega até o ponto de que não têm tempo para comer e nem para descansar (Mc 3,2). Por isto, Jesus se preocupava em proporcionar um descanso aos discípulos (Mc 6,31) e de aumentar o número dos missionários e das missionárias (Lc 10,1). Deste modo, Jesus procura manter o duplo objetivo da chamada: estar com Ele e enviá-los. A comunidade que assim se forma ao redor de Jesus tem três características que pertencem a sua natureza: É FORMADORA, É MISSIONÁRIA E ESTÁ INSERIDA no meio dos pobres da Galiléia.

Marcos 3,16-19: A lista dos nomes dos doze apóstolos. Em seguida, Marcos diz os nomes dos doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos que deu o nome de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão”; André, Felipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão o cananeu, Judas Iscariotes, aquele que o entregou. Grande parte destes nomes vem do Antigo Testamento. Por exemplo, Simão é no nome de um dos filhos do patriarca Jacó (Gn 29,33). Tiago é o mesmo que Jacó (Gn 25,26). Judas é o nome de outro filho de Jacó (Gn 35,23). Dos doze apóstolos, sete tem um nome que vem do tempo dos patriarcas. Dois se chamam Simão, dois Tiago, dois Judas, um Levi. Somente existe um com um nome grego: Felipe. Seria como hoje em uma família onde todos têm nome do tempo antigo, e um só tem um nome moderno. Isto revela o desejo que as pessoas têm de refazer a história desde o começo! Vale a pena pensar nos nomes que hoje damos aos nossos filhos. Como eles, cada um de nós é chamado por Deus pelo nome.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

Estar com Jesus e ir em missão é a dupla finalidade da comunidade cristã. Como você assume este compromisso na comunidade a qual pertence?
Jesus chamou os discípulos pelo nome. Você, eu, todos nós existimos, porque Deus nos chama pelo nome. Pense nisto!




ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 85,8.10)
Hoje romperei a cadeia do mal e farei o bem aos que me quem mal, pedirei em oração pelos que me ferem e dedicarei tempo àqueles a quem mais amo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário