segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Lectio Divina - 27/01/14


SEGUNDA-FEIRA -27/01/2014


PRIMEIRA LEITURA: 2Samuel 5,1-7.10

Um dos grandes ensinamentos do Antigo Testamento é que as promessas do Senhor sempre se cumprem em seu devido tempo: é, pois, ministério para o homem de fé, acreditar e colocar tudo quanto é seu, e deixar-se conduzir pelo Espírito, pois, Deus fará o resto. Nesta passagem, vemos Davi, quem apesar de todas as dificuldades pelas quais passou, mesmo vendo sua vida ameaçada de morte, finalmente recebe o reinado não só de Judá, mas sim, de todas as tribos de Israel, com o qual consolida o reino e se cumpre a promessa do Senhor para Israel e para Davi. Da mesma maneira, nós, como Davi, devemos confiar e esperar em Deus. É possível que nossa vida nestes momentos não seja muito fácil, que nos encontremos perseguidos ou desorientados, todavia, devemos lembrar que Deus está conosco, pois, assim nos diz a Escritura. Mais ainda, Deus está em nós e combate conosco, e se manter-nos fiéis, como Davi, e como os grandes homens e mulheres da Sagrada Escritura, Deus nos dará a vitória, e com ela a paz e a felicidade que não tem limites. Acredite e confie em Deus, Ele nunca falhará.



ORAÇÃO INICIAL 

Deus todo poderoso e eterno: ajuda-nos a levar uma vida segundo a tua vontade, para que possamos dar em abundância frutos de boas obras em nome de teu Filho predileto. Que vive e reina contigo. Amém!



REFLEXÃO

Marcos 3,22-30


O CONFLITO CRESCE. Este uma seqüência progressiva no evangelho de Marcos. Na medida em que a Boa Nova se consolida entre as pessoas e é aceita, nesta mesma medida cresce a resistência por parte das autoridades religiosas. O conflito começa a crescer e arrasta e envolve grupos de pessoas. Por exemplo, os parentes de Jesus pensam que Ele estava ficando louco (Mc 3,20-21) e os escribas, que tinham vindo de Jerusalém, pensam que é um endemoninhado (Mc 3,22).

CONFLITO COM AS AUTORIDADES. Os escribas caluniam Jesus. Dizem que está possuído e que expulsa os demônios com a ajuda de Belzebu, o príncipe dos demônios. Eles tinham vindo de Jerusalém, que ficava distante mais de 120 km, para observar o comportamento de Jesus. Queriam defender a Tradição contra as novidades que Jesus ensinava às pessoas (Mc 7,1). Pensavam que seu ensinamento ia contra a boa doutrina. A resposta de Jesus tem três partes.

PRIMEIRA PARTE: A COMPARAÇÃO DA FAMILIA DIVIDIDA. Jesus usa a comparação de “família dividida” e de “reino dividido” para denunciar o absurdo da calunia. Dizer que Jesus expulsa os demônios com a ajuda do príncipe dos demônios significa negar a evidência. É o mesmo que dizer que a água esta seca e que o sol é escuro. Os doutores de Jerusalém caluniavam porque não sabiam explicar os benefícios que Jesus realizava para o povo. Estavam com medo de perder a liderança.

SEGUNDA PARTE: A COMPARAÇÃO DO HOMEM FORTE. Jesus compara o demônio como um homem forte. Ninguém, se não for mais forte, poderá roubar a casa de um homem forte. Jesus é o mais forte. Por isto consegue entrar na casa e sujeitar o homem forte. Consegue expulsar os demônios. Jesus sujeita o homem forte e agora rouba sua casa, isto é, liberta as pessoas que estavam sob o poder do mal. O profeta Isaias havia usado a mesma comparação para descrever a vinda do messias (Is 49,24-25). Lucas acrescenta que a expulsão do demônio é um sinal evidente de que o Reino de Deus havia chegado (Lc 11,20).

TERCEIRA PARTE: O PECADO CONTRA O ESPÍRITO SANTO. Todos os pecados são perdoados, menos o pecado contra o Espírito Santo. O que é o pecado contra o Espírito Santo? É dizer: “O espírito que leva Jesus para que expulse o demônio, vem do próprio demônio!”. Quem fala assim se torna incapaz de receber o perdão. Por que, isto? Aquele que fecha os olhos pode ver? Não pode! Aquele que tem a boca fechada pode comer? Não pode! Aquele que não fecha o guarda-chuva da calunia, pode receber a chuva do perdão? Não pode! O perdão passaria de lado e não o alcançaria. Não é que Deus não queira perdoar. Deus quer perdoar sempre! Porém, é o pecador que rejeita o perdão.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

As autoridades se fecham em si mesmas e negam a evidência. Tem me ocorrido fechar-me em mim mesmo contra a evidência dos fatos?
A calunia é a arma dos fracos. Você já teve alguma experiência neste ponto?



ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 98,2.4)
Hoje farei um ato de fé dizendo: “Creio em ti, Senhor, porém, ajuda-me a acreditar com firmeza”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário