sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Lectio Divina - 31/01/14


SEXTA-FEIRA -31/01/2014


PRIMEIRA LEITURA: 2Samuel 11,1-4.5-10.13-17


Esta passagem que acabamos de ler nos apresenta até onde se pode chegar a complicar as coisas quando deixamos que o pecado cresça em nosso coração, e pior ainda, quando pensamos que podemos enganar Deus e ir adiante em nossa maldade. Davi, que sabe que tem feito mal, procura solucionar seu pecado, e tenta fazer com que Urias acredite que é o pai do filho que sua esposa espera. No entanto, as coisas começam a complicar e em seu afã de esconder sua culpa e seu pecado, chega, inclusive, ao assassinato. Isto nos mostra como o pecado é como uma imensa bola de neve, que em sua queda vai destruindo tudo em seu caminho a qual, só pode ser detida quando aceitamos nossa culpa e deixamos que Deus coloque o remédio em nossa vida. Deus sabe que somos fracos, por isso, nos convida diante de tudo a evitar as ocasiões de pecado; e se o pecado nos surpreende e nos pega sem forças, é melhor reconhecer nossa miséria e deixar que Deus tome imediatamente as rédeas do assunto, do contrário, temos visto até onde nossa natureza pode chegar em sua maldade. Não permitas que o pecado te domine, mantém tua vida longe das ocasiões de pecado e procure por todos os meios fortalecer a graça, isto fará de tua vida uma experiência de paz.


ORAÇÃO INICIAL 

Deus todo poderoso e eterno: ajuda-nos a levar uma vida segundo a tua vontade, para que possamos dar em abundância frutos de boas obras em nome de teu Filho predileto. Que vive e reina contigo. Amém!



REFLEXÃO

Marcos 4,26-34

É precioso ver como Jesus procura na vida e nos acontecimentos elementos e imagens que possam ajudar a multidão a perceber e experimentar a presença do Reino. No evangelho de hoje Jesus, de novo, conta duas pequenas histórias que acontecem todos os dias na vida de todos nós: “A história da semente que cresce por si só e a história do grão de mostarda que cresce e se torna grande”. 

A HISTÓRIA DA SEMENTE QUE CRESCE POR SI SÓ. O agricultor que planta conhece o processo: semente, raminho verde, folha, espiga, trigo. Não usa a foice antes do tempo. Sabe esperar. Porém, não sabe como a terra, a chuva e o sol e a semente tem esta força de fazer crescer uma planta a partir do nada até a fruta. Assim é o Reino de Deus. Segue um processo, tem etapas e prazos, cresce. Vai acontecendo. Produz fruto em um tempo determinado. Porém, ninguém sabe explicar sua força misteriosa. Ninguém é dono. Só Deus!

A HISTÓRIA DO GRÃO DE MOSTARDA QUE CRESCE E SE TORNA GRANDE. A semente de mostarda é pequena, porém cresce e, no final, os passarinhos fazem o ninho entre seus ramos. Assim é o Reino. Começa bem pequeno, cresce e alarga seus ramos para que os passarinhos façam seus ninhos. Começou com Jesus e uns poucos discípulos. Jesus foi perseguido e caluniado, preso e crucificado. Mas, cresceu e seus ramos foram se estendendo. A parábola deixa uma pergunta no ar, pergunta que terá uma resposta mais adiante no evangelho: Quem é que são os passarinhos? O texto sugere que se trata dos pagãos que poderão entrar na comunidade e participar no Reino.

O MOTIVO QUE LEVAVA JESUS ENSINAR POR MEIO DE PARÁBOLAS. Jesus contava muitas parábolas. E tirava tudo da história da vida das pessoas! Assim ajudava as pessoas a descobrir as coisas de Deus na vida de cada dia. Tornava o cotidiano transparente. Já que o extraordinário de Deus se esconde nas coisas ordinárias e comuns da vida de cada dia. As pessoas entendiam as coisas da vida. Nas parábolas recebia a chave para abri-la e encontrar os sinais de Deus. 




PARA REFLEXÃO PESSOAL

Jesus não explica as parábolas. Conta às histórias e provoca em nós a imaginação e a reflexão do achado. O que é que você descobriu nestas duas parábolas?
O objetivo das parábolas é que a vida se torne transparente. Ao longo dos anos, sua vida se tornou transparente ou tem ocorrido o contrário?



ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 51,3-4)
Hoje dedicarei alguns segundos, antes de dizer alguma palavra ou levar à cabo uma obra, para decidir se tal palavra ou ação são conforme a vontade de Deus!




Nenhum comentário:

Postar um comentário