sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Lectio Divina - 21/02/14


SEXTA-FEIRA -21/02/2014


PRIMEIRA LEITURA: Tiago 2,14-24.26


Um dos grandes debates com os irmãos separados é a INUTILIDADE DAS OBRAS para a salvação. Nesta passagem da Escritura vemos que as duas coisas estão intimamente ligadas, de maneira que não se pode falar de fé sem obras, nem tampouco, se pode falar das obras sem a fé. O apóstolo é claro ao dizer que a fé sem obras é uma fé morta, e que por outro lado as obras são o fruto da fé. As duas coisas, então, são necessárias para a salvação e para a perfeição cristã. Por isso devemos procurar, mediante a oração, que cresça em nós a fé; e ao mesmo tempo devemos exercitar-nos nas boas obras para que nestas se faça visível nossa fé e vá se aperfeiçoando. É assim que, se dizemos que acreditamos em Cristo, nossa vida deve ser congruente com nossa fé. Lembremos que o Senhor nos disse: “Por seus frutos o conhecerão!”. Procure, pois, que tua vida dê testemunho daquilo que acredita e ao mesmo tempo busque aprofundar cada dia mais em tua fé.



ORAÇÃO INICIAL 

Senhor tu que tem prazer em habitar nos retos e simples de coração, concede-nos viver por tua graça de tal maneira, que mereçamos ter-te sempre conosco. Por Nosso Senhor...




REFLEXÃO

Marcos 8,34-9,1



O evangelho de hoje apresenta as condições para poder seguir Jesus. Pedro não entendeu a proposta de Jesus quando este lhe falou do sofrimento e da cruz. Pedro aceita Jesus como messias, porém, não como messias sofredor. Diante da incompreensão de Pedro, Jesus descreve o anuncio da Cruz e explica o significado da cruz para a vida dos discípulos (Mc 8,27 a 9,1).

CONTEXTO HISTÓRICO DE MARCOS: Nos anos 70, quando Marcos escreve, a situação das comunidades não era fácil. Havia muito sofrimento, muitas cruzes. Seis anos antes, em 64, o imperador Nero havia decretado a primeira grande perseguição, matando muitos cristãos. No ano 70, na Palestina, Jerusalém estava sendo destruída pelos romanos. Em outros países, estava começando uma tensão forte entre judeus convertidos e judeus não convertidos. A dificuldade maior era a Cruz de Jesus. Os judeus pensavam que um crucificado não podia ser o messias, pois, a lei afirmava que todo crucificado devia ser considerado como um maldito de Deus (Dt 21,22-23).

Marcos 8,34-37: CONDIÇÕES PARA SEGUIR JESUS. Jesus tira as conclusões que valiam para os discípulos, para os cristãos do tempo de Marcos e para nós que vivemos hoje: Se alguém quer vir após mim, tome sua cruz e siga-me. Naquele tempo, a cruz era a pena de morte que o império impunha aos marginalizados. Tomar a cruz e carregá-la após Jesus era o mesmo que aceitar ser marginalizado pelo sistema injusto que legitimava a injustiça. A Cruz de Jesus não é fruto do fatalismo da história, nem é uma exigência do Pai. A Cruz é a conseqüência do compromisso livremente assumido por Jesus de revelar a Boa Nova de que Jesus é Pai e que, por conseguinte, todos e todas devem ser aceitos e tratados como irmãos e irmãs. Por este anuncio, Ele foi perseguido e não teve medo de dar sua vida. Não existe prova maior de amor que dar a vida pelos irmãos. Em seguida, Marcos, acrescenta aqui duas frases soltas.

Marcos 8,38-9,1: DUAS FRASES SOLTAS: UMA EXIGENCIA E UM AVISO. A primeira (Mc 8,38), é a exigência para não envergonhar-se do Evangelho, e ter a coragem de professá-lo. A segunda (Mc 9,1), é um aviso sobre a vinda ou a presença de Jesus nos fatos da vida. Alguns pensavam que Jesus viria logo ((1Ts 4,15-18). Jesus, de fato, já havia vindo e estava presente nas pessoas, sobretudo, nos pobres. Porém eles não percebiam. O próprio Jesus havia dito: “Quando ajudastes o pobre, o enfermo, o sem casa, o preso, o peregrino, era Eu!” (Mt 23,34-45).





PARA REFLEXÃO PESSOAL

Qual é a cruz que pesa sobre mim e que torna pesada minha vida? Como eu a levo?
Ganhar a vida ou perder a vida, ganhar o mundo inteiro ou perder a própria alma; envergonhar-se do evangelho ou professá-lo publicamente. Como isto acontece em minha vida?



ORAÇÃO FINAL 

(SALMO (112,1-2)
Hoje prestarei atenção no Evangelho ou em alguma Palavra do Senhor, tirarei os conselhos específicos e me esforçarei para convertê-los em ação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário