segunda-feira, 3 de março de 2014

Lectio Divina - 03/03/14


SEGUNDA-FEIRA -03/03/2014


PRIMEIRA LEITURA :1Pedro 1,3-9


Nesta carta o apóstolo Pedro, nos instrui sobre a importância da fé e sobre diversos temas que farão de nossa vida uma vida autenticamente cristã. Num cristianismo que busca acomodar-se ao mundo e excluir de sua vida perseguição, o que é importante é o fato de que o apóstolo inicie sua carta lembrando-nos que a vida cristã pode requerer do cristão o testemunho vivido de maneira heróica, inclusive até mesmo o sangue, e que serão precisamente estas provas e dificuldades que farão que nossa fé seja verdadeiramente sólida. Se o cristão não sabe ou não aceita esta realidade já anunciada por Cristo, vive queixando-se das incompreensões, insultos, e perseguições que se sofrem pelo fato de ser congruente com o Evangelho, chegando inclusive a diluir sua fé e sua manifestação diante dos demais com o objetivo de ser aceito e valorizado na sociedade, tornando com isso opaca a presença de Cristo em seu meio e em sua comunidade. Tenhamos as provas e sofrimentos como uma verdadeira oportunidade para provar a Deus que somos seus, não só quando nos dá, mas, também quando nos pede. Faz de tuas dificuldades deste dia uma oferenda a Deus.



ORAÇÃO INICIAL 

Concede-nos tua ajuda, Senhor, para que o mundo progrida, segundo teus desígnios, tenham as nações uma paz estável e tua Igreja se alegre de poder servir-te com uma entrega confiada e pacífica. Por Nosso Senhor...


REFLEXÃO

Marcos 10,17-27


Hoje o evangelho narra duas coisas: (a)-conta a história do homem rico que pergunta pelo caminho da vida eterna (Mc 10,17-22), e (b)-Jesus chama a atenção sobre o perigo das riquezas (Mc 10,23-27). O homem rico não aceitou a proposta de Jesus, pois, era muito rico. Uma pessoa rica está protegida pela segurança que a riqueza lhe dá. Tem dificuldade em abrir a mão e deixar escapar esta segurança. Agarrada às vantagens de seus bens vive defendendo seus próprios interesses. Uma pessoa pobre não costuma ter esta preocupação. Porém, pode ter uma “cabeça” de rico. Então, o desejo de riqueza cria nela uma dependência e faz com que esta pessoa se torne escrava do consumismo. Existe pessoa que tem tantas atividades que já não tem tempo para dedicar-se à serviço do próximo. Com esta problemática na cabeça, tanto das pessoas como dos países, vamos meditar o texto deste homem rico.

Marcos 10,17-19: A OBSERVÂNCIA DOS MANDAMENTOS E A VIDA ETERNA. Alguém se aproxima de Jesus e lhe pergunta: “Bom Mestre, o que é que tenho que fazer para ter como herança a vida eterna?”. O evangelho de Mateus informa que se trata de um jovem (Mt 19,20-22). Jesus responde bruscamente: “Porque me chamas de bom? Ninguém é bom, mas sim, somente Deus!”. Jesus afasta a atenção sobre si mesmo e aponta para Deus, pois, o que importa é fazer a vontade de Deus, revelar o Projeto do Pai. Em seguida, Jesus afirma: “Já sabes os mandamentos: Não mates, não cometas adultério, não roubes, não levante falso testemunho, não sejas injusto, honra teu pai e tua mãe”. É importante olhar bem a resposta de Jesus. O jovem havia perguntado pela vida eterna. Queria viver próximo de Deus! Porém, Jesus não menciona os três primeiros mandamentos que definem nossa relação com Deus. Lembra os mandamentos que falam do respeito à vida (perto do próximo). Para Jesus, só conseguimos estar bem com Deus, se estamos bem com o próximo. Não serve para nada enganar-se. A porta para chegar a Deus é o próximo.

Marcos 10,20: PARA QUE SERVE OBSERVAR OS MANDAMENTOS? O homem responde dizendo que já observava os mandamentos desde sua juventude. O que é curioso é o seguinte. Ele havia perguntado pelo “caminho da vida eterna”. Agora, o caminho da vida era e continua sendo: fazer a vontade de Deus expressa nos mandamentos. Quer dizer, que ele observava os mandamentos sem saber para que eles serviam. Do contrário, não haveria feito a pergunta. É como o que ocorre a muitos católicos de hoje: não sabem dizer para o que é que serve ser católico. “Nasci em um país católico, por isto sou católico! Coisa de costume!”.

Marcos 10,21-22: COMPARTILHAR OS BENS COM OS POBRES E SEGUIR JESUS. Ouvindo a resposta do jovem: “Jesus fixando nele seus olhos, o chamou e disse: Uma coisa te falta: vá, quanto antes e vende tudo o que tens dê aos pobres e terás um tesouro no céu; em seguida vem e segue-me!”. A observância dos mandamentos é apenas o primeiro degrau de uma escada que vai mais além e mais alto. Jesus pede mais! A observância dos mandamentos prepara a pessoa para que possa chegar a entrega total de si a favor do próximo. Jesus pede muito, mas, pede com muito amor. O jovem não aceitou a proposta de Jesus e se foi “porque tinha muitos bens”.

Marcos 10,23-27: O CAMELO E O BURACO DA AGULHA. Depois que o jovem foi embora, Jesus comentou sua decisão: É difícil para os que têm riquezas entrarem no Reino dos Céus! Os discípulos ficaram assombrados. Jesus repete a mesma frase e acrescenta: “É difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha, que um rico entrar no Reino de Deus!”. A expressão “entrar no Reino” indica não só e em primeiro lugar a entrada no céu depois da morte, mas sim, também e, sobretudo, a entrada na comunidade ao redor de Jesus. A comunidade é e deve ser uma mostra do Reino. A alusão à impossibilidade de que “um camelo passe pelo buraco da agulha” vem de um provérbio popular da época usado pelo povo para dizer que uma coisa era humanamente impossível. Os discípulos ficaram desconcertados diante da afirmação de Jesus e se perguntavam uns aos outros: E quem poderá salvar-se? Sinal de que não haviam entendido a resposta de Jesus ao jovem rico: “Vá, vende todos os teus bens e dê aos pobres, em seguida, vem e segue-me!”. O jovem havia observado os mandamentos desde sua juventude, mas, sem entender o porquê da observância. Algo semelhante estava acontecendo com os discípulos. Eles haviam abandonado todos os bens como Jesus havia pedido ao jovem rico, mas, sem entender o porquê do abandono! Se houvessem entendido não teriam ficado assombrados diante da exigência de Jesus. Quando a riqueza, ou, o desejo de riqueza ocupam o coração e os olhos, a pessoa deixa de perceber o sentido do evangelho. Só Deus pode ajudar!Jesus olha para os discípulos e diz: “Para os homens, impossível, mas, não para Deus. Porque tudo é possível para Deus!”.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

Uma pessoa que vive preocupada com sua riqueza, ou, que vive adquirindo as coisas da propaganda da televisão, pode libertar-se de tudo para seguir Jesus e viver em paz em uma comunidade cristã? É possível? O que você pensa? Como você faz?
Conhece alguém que conseguiu deixar tudo pelo Reino? O que é que significa hoje para nós: “Vá, vende tudo, dê aos pobres!”. Como entender e praticar hoje os conselhos que Jesus deu ao jovem rico?




ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 111,1-2)
Hoje para dar testemunho de minha fé, cuidarei que meu estado de ânimo seja alegre apesar de qualquer situação difícil que esteja passando.





Nenhum comentário:

Postar um comentário