terça-feira, 24 de junho de 2014

Lectio Divina - 24/06/14

TERÇA-FEIRA -24/06/2014

PRIMEIRA LEITURA: Isaias 49,1-6


Novamente o Senhor nos lembra que é Ele precisamente quem vence nossas batalhas, que em vão nos esforçamos, e é o seu poder que nos dá a vitória. É Deus que nos escolheu e chamou para viver em sua plenitude, por isso o grande erro do homem é querer ser auto-suficiente, buscar independência de tudo e de todos, inclusive do próprio Deus. Precisamente com Deus somos mais que vencedores, Jesus morreu e ressuscitou para isto, para que Nele tenhamos a vitória sobre nossos pecados e debilidades. Aproveitemos esta semana para intensificar nossa relação com Deus. Conhecendo-o mais a cada dia não só de “ouvidos”, mas sim como uma experiência pessoal. Preparemo-nos constantemente, intensificando nossa oração e buscando que a vitória de Deus se manifeste em nossa caridade para com os demais.



ORAÇÃO INICIAL 

Oh Deus, que tem instruídos seus fiéis, iluminando seus corações com a luz do Espírito Santo, concede-nos obter pelo mesmo Espírito o prazer do bem e gozar sempre de seus consolos. Glória, adoração, amor, benção a Ti eterno divino Espírito, que nos trouxe a terra o Salvador de nossas almas. E glória e honra a seu adorável Coração que nos ama com infinito amor! Oh Espírito Santo, alma de minha alma, eu te adoro: ilumina-me, guia-me, fortifica-me, consola-me, ensinando-me o que devo fazer, dá-me tuas ordens! Prometo submeter-me ao que permitires que me aconteça: faz-me só conhecer tua vontade.


REFLEXÃO

Lucas 1,57-66.80


Esta passagem do evangelho é parte dos chamados relatos da infância de Jesus. De modo particular este texto continua a cena da visita de Maria “à casa de Zacarias” (Lc 1,40) depois da anunciação do anjo mensageiro da nova criação. A anunciação de fato começa gozosamente o cumprimento das promessas de Deus a seu povo (Lc 1,26-38). O gozo dos novos tempos, que tem ocupado Maria, agora inunda o coração de Izabel. Ela se alegra pelo anuncio trazido por Maria (Lc 1,41). Maria por sua parte, “proclama as grandezas do Senhor” (Lc 1,46) porque o Poderoso tem feito grandes coisas nela, como também tem feito grandes prodígios para seu povo necessitado de salvação.

A expressão “cumpriu-se o tempo” nos lembra que esta realidade não somente surpreende Izabel grávida, mas sim, revela também algo do projeto de Deus. Paulo, com efeito, diz que quando se cumpriu o tempo, Deus mandou seu Unigênito “nascido de mulher, nascido sob a lei para resgatar àqueles que estavam sob a lei, para que receber-mos a adoção de filhos de Deus” (Gl 4,4). No evangelho Jesus fala do cumprimento dos tempos, especialmente no evangelho de João. Dois destes momentos são as bodas de Cana (Jo 2,1-12) e a agonia na cruz, onde Jesus proclama que “tudo está consumado” (Jo 19,30). No cumprimento dos tempos Jesus inicia uma era de salvação. O nascimento de João Batista inicia este tempo de salvação. Ele, de fato, com a chegada do Messias se alegra e salta de contentamento no ventre de Isabel sua mãe (Lc 1,44). Mais tarde ele se definirá como o amigo do esposo (Jesus), que se alegra com a chegada das bodas com sua esposa, a Igreja (Jo 3,29). 

O filho não se chamará como seu pai Zacarias, mas sim, João. Zacarias nos lembra que Deus não esqueceu seu povo. Seu nome, com efeito, significa “Deus é Favorável”. Seu filho, agora não poderá ser chamado “Deus é Favorável”, porque as promessas de Deus estão se cumprindo. A missão profética de João deve indicar a misericórdia de Deus. Ele, portanto, se chamará João, ou seja, “Deus é misericórdia” Esta misericórdia se manifesta na visita a povo, exatamente “como havia prometido por boca de seus santos profetas daquele tempo” (Lc 1,67-70). O nome indica por isto a identidade e a missão daquele que ia nascer. Zacarias escreveu o nome de seu filho sobre uma tábua para que todos pudessem ver com assombro (Lc1,63). Esta tábua evocará outra inscrição, escrita por Pilatos para ser colocada na cruz de Jesus. Esta inscrição revelava a identidade e a missão do crucificado: “Jesus Nazareno rei dos Judeus” (Jo 19,19). Também este escrito provocou o assombro dos que estavam em Jerusalém.

Em tudo, João é o precursor de Cristo. Desde seu nascimento e infância ele aponta para Cristo. “Quem será este menino?”. Ele é “a voz que grita no deserto” (Jo 1,23), animando a todos para preparar os caminhos do Senhor. Ele não é o Messias (Jo 1,20), porém, o indica com sua pregação e, sobretudo, com seu estilo de vida ascética no deserto. Ele, entretanto, “crescia e se fortificava no espírito. Viveu em regiões desérticas até o dia de sua manifestação à Israel” (Lc 1,80).



PARA REFLEXÃO PESSOAL

O que te chamou mais a atenção nesta passagem e nesta reflexão?
João se identifica como amigo do esposo. Qual é, a teu ver, o significado que tem esta imagem?
A igreja sempre viu a missão de João Batista. Ele é aquele que prepara o caminho do Senhor. Isto tem alguma importância para nossa vida diária?




ORAÇÃO FINAL 

Adoremos juntos a misericórdia e a bondade de Deus repetindo em silencio: Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no principio agora e sempre pelos séculos dos séculos. Amém. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário