terça-feira, 2 de setembro de 2014

Lectio Divina - 02/09/14


TERÇA-FEIRA -02/09/2014



PRIMEIRA LEITURA: 1Corintios 2,10-16


O profeta Isaias nos dizia: “Porque meus pensamentos (os de Deus) não são seus pensamentos”. Hoje Paulo nos explica por que. Quando o homem é dirigido pelo Espírito, quando o Espírito é a luz de sua mente e de seu coração, vê e julga tudo de maneira distinta, por isso é que seus critérios e sua maneira de raciocinar é muitas vezes diametralmente oposta à do mundo; portanto, muitas vezes é incompreendido e inclusivo tido como “louco”. Só com a luz do Espírito somos capazes de ver este mundo como Deus o criou, e ao mesmo tempo de descobrir a grande brecha que o pecado tem criado entre este mundo pensado por Deus e o que estamos construindo. O homem que ora diariamente notará como cada dia as coisas, as pessoas, e em geral todo mundo, é visto sob uma perspectiva diversa. Por isso, o trato que tem para com os filhos, e o cônjuge, os empregados, os companheiros, é diferente, é sempre positivo, alegre. Não existe problema que não tenha solução, nem dificuldade que não possa superar.


ORAÇÃO INICIAL 

Deus todo poderoso, de que quem precede todo o bem, semeia em nossos corações o amor de teu nome, para que, fazendo mais religiosa nossa vida, acrescentes o bem em nós e com solicitude amorosa o conserves. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Lucas 4,31-37


No evangelho de hoje, vamos ver de perto dois assuntos: a admiração das pessoas pela maneira em que Jesus ensina e cura um homem possuído pelo demônio impuro. Não são todos os evangelistas que contam os fatos do mesmo modo. Para Lucas, o primeiro milagre é a calma com que Jesus se livrou da ameaça de morte por parte das pessoas de Nazaré (Lc 4,29-30) e a cura do homem possuído (Lc 4,33-35). Para Mateus, o primeiro milagre é a cura de alguns enfermos e endemoninhados (Mt 4,23) ou, mais especificamente, a cura de um leproso (Mt 8,1-4). Para Marcos, foi a expulsão de um demônio (Mc 1,23-26). Para João, o primeiro milagre foi em Caná, onde Jesus transformou a água em vinho (Jo 2,1-11). Assim, na maneira de contar as coisas, cada evangelista mostra qual foi segundo ele, a maior preocupação de Jesus.
Lucas 4,31: A MUDANÇA DE JESUS PARA CAFARNAUM. “Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e ali ensinava aos sábados”. Mateus disse que Jesus foi viver em Cafarnaum (Mt 4,13). Mudou o lugar da residência. Cafarnaum era uma pequena cidade junto ao cruzamento de duas vias importantes: uma vinha da Ásia Menor e ia para Petra no sul da Transjordânia, e outra que vinha da região dos rios Eufrates e Tigre e descia para o Egito. A mudança para Cafarnaum facilitava o contato com as pessoas e a divulgação da Boa Noticia.
Lucas 4,32: A ADMIRAÇÃO DAS PESSOAS PELOS ENSINAMENTOS DE JESUS. A primeira coisa que as pessoas percebem é a forma diferente que Jesus tem para ensinar. Não é tanto o conteúdo, mas sim, a forma de apresentar que impressiona: “Jesus falava com autoridade”. Marcos acrescenta que por sua maneira diferente de ensinar, Jesus criava uma consciência crítica nas pessoas com relação as autoridades religiosas da época. As pessoas percebiam e comparavam: “Ele ensina com autoridade, diferente dos escribas” (Mc 1,22.27). Os escribas da época ensinavam, citando as autoridades. Jesus não cita nenhuma autoridade, mas fala a partir de sua própria experiência de Deus e da vida. 
Lucas 4,33-35: JESUS COMBATE CONTRA O PODER DO MAL. O primeiro milagre é a expulsão de um demônio. O poder do mal se apoderava das pessoas e as alienava. Jesus devolve as pessoas a elas mesmas. Devolve-lhes a consciência e a liberdade. E o faz pelo poder de sua palavra: “Cala-te e sai dele!”. Em outra ocasião disse: “Porém, se pelo dedo de Deus expulso os demônios, é que chegou a vós o Reino de Deus” (Lc 11,20). Hoje também, muita gente vive alienada de si mesma pelo poder dos meios de comunicação, da propaganda do governo e do comércio. Vive escrava do consumismo, oprimida pelas dividas e ameaçada pelos cobradores. Pensa que não vive bem se não comprar aquilo que a propaganda anuncia. Não é fácil expulsar este poder que hoje aliena tanta gente, e devolver as pessoas a elas próprias!
Lucas 1,36-37: A REAÇÃO DAS PESSOAS: TEM PODER SOBRE OS ESPÍRITOS IMPUROS. Além da forma diferente que Jesus tem de ensinar as coisas de Deus, o outro aspectos que causava admiração nas pessoas é o poder que Jesus tem sobre os espíritos impuros: “Que palavra é esta? Ordena os espíritos com autoridade e poder, e eles saem”. Jesus abre um novo caminho as pessoas para poder conseguir a pureza mediante o contato com Ele. Naquele tempo, uma pessoa impura não podia comparecer diante de Deus para rezar e receber a benção prometida por Abraão. Tinha que purificar-se, primeiro. Havia muitas leis e normas que dificultavam a vida das pessoas e marginalizavam muita gente considerando-as impuras. Porém agora, purificadas pela fé em Jesus, as pessoas podiam comparecer de novo na presença de Deus e louvá-lo, sem necessidade de recorrer àquelas complicadas e, às vezes, dispendiosas normas de pureza. 


PARA REFLEXÃO PESSOAL

Jesus causa admiração entre as pessoas. A atuação de nossa comunidade no bairro produz alguma admiração nas pessoas? Qual?
Jesus expulsava o poder do mal e devolvia as pessoas a elas mesmas. Hoje, muita gente vive alienada de si mesma e de tudo. Como devolvê-las a elas próprias?




ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 145,8-9)
Hoje darei um tempo para a oração pessoal e farei uma análise de como, pouco a pouco, tenho adquirido o modo de pensar de Cristo e em que partes de minha vida ainda não consigo fazer isso.





Nenhum comentário:

Postar um comentário