segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Lectio Divina - 08/09/14



SEGUNDA-FEIRA -08/09/2014



PRIMEIRA LEITURA: Miquéias 5,1-4


A esperança de um salvador para o povo sustentou a fé de Israel ao longo de todas as gerações. Este salvador anunciado por todos os profetas, e visto em muitas das figuras de reis, sacerdotes e profetas do Antigo Testamento, vai se tornando uma realidade no projeto salvifico de Deus com o nascimento da Santíssima Virgem Maria. Por isso seu nascimento nos faz refletir que neste projeto salvífico vai se construindo na história onde todos nós temos uma participação muito importante. Deus que havia preparado desde a eternidade Maria Santíssima par ser Mãe de seu Filho, foi recebida com alegria no lar de Joaquim e Ana, os quais a preparam e a educaram para que o projeto de Deus seguisse adiante. Você também é parte deste projeto, como Maria, deixa-te conduzir e modelar por Deus para que a salvação seja uma realidade mais concreta em todo nosso mundo.



ORAÇÃO INICIAL 

Senhor tu que tens se dignado a redimir-nos e nos feito filhos seus, olhe-nos sempre com amor de pai e faça com que aqueles que crêem em Cristo, teu Filho, alcancem a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por Nosso Senhor…




REFLEXÃO

Mateus 1,1-16.18-23


Hoje celebramos a festa da Natividade de Nossa Senhora, o evangelho nos apresenta a genealogia ou, a carteira de identidade de Jesus. Por meio de uma lista de nomes dos antepassados, o evangelista conta para as comunidades quem é Jesus e como Deus age de forma surpreendente para cumprir Nele a sua promessa. Nossa carteira de identidade possui nosso nome e o nome de nossos pais. Algumas pessoas, para dizer quem são, lembram também todos os nomes dos antepassados da família. Outras se envergonham de alguns deles, e se escondem atrás de aparências que enganam. A carteira de identidade de Jesus tem muitos nomes. Na lista destes nomes existe uma grande novidade. Naquele tempo, as genealogias traziam com freqüência apenas nomes de homens. Por isto, é estranho que Mateus coloque cinco mulheres entre os antepassados de Jesus: TAMAR, RAAB, RUTH, BETSABÉ e MARIA. Por que é que escolheu exatamente estas cinco e não a outras? Esta é uma pergunta que o evangelho de Mateus deixa em nossa cabeça.
Mateus 1,1-17: A LONGA LISTA DE NOMES – O COMEÇO E O FINAL DA GENEALOGIA. No começo e no final da genealogia, Mateus deixa claro qual é a identidade de Jesus: é o Messias, filho de Davi e filho de Abraão. Como descendente de Davi, Jesus é a resposta de Deus às expectativas do povo judeu (2Sm 7,12-16). Como descendente de Abraão, é uma fonte de benção e de esperança, para todas as nações da terra (Gn 12,13). Assim, tanto os judeus como os pagãos que formavam parte das comunidades da Síria e da Palestina, na época de Mateus, ambos podiam ver suas esperanças realizadas em Jesus. Ao elaborar a lista dos antepassados de Jesus, Mateus adotou um esquema de 3 x 14 gerações (Mt 1,17). O número 3 o número da divindade. O número 14 é duas vezes 7, que é o número da perfeição. Naquele tempo, era comum interpretar ou calcular a ação de Deus através de números e datas. Por meio destes cálculos simbólicos, Mateus revela a presença de Deus ao longo das gerações e expressa a convicção das comunidades: Jesus apareceu no templo estabelecido por Deus. Com sua chegada a história alcança seu pleno cumprimento.
A MENSAGEM DAS CINCO MULHERES CITADAS NA GENEALOGIA. Jesus é a resposta de Deus para as expectativas tanto dos judeus como dos pagãos, sim, mas de uma forma totalmente surpreendente. Nas histórias das quatro mulheres do AT, citadas na genealogia, existe algo anormal. As quatro eram estrangeiras, conceberam seus filhos fora dos padrões normais do comportamento da época e não satisfizeram as exigências das leis da pureza no tempo de Jesus. TAMAR, uma cananéia, viúva, se vestiu de prostituta para obrigar a Judá que fora fiel a lei a dar-lhe um filho (Gn 38,1-30). RAAB, uma cananéia, prostituta de Jericó, fez aliança com os israelitas. Os ajudou a entrar na Terra Prometida e professou sua fé em Deus libertador do Êxodo (Js 2,1-21). BETSABÉ, uma hitita, mulher de Urias, foi seduzida, violentada e engravidada pelo rei Davi, que, além disso, mandou matar seu marido (2Sm 11,1-27). RUTH, uma moabita, viúva pobre, optou por ficar com Noemi e aderiu ao Povo de Deus (Rt 1,16-18). Aconselhada por sua sogra Noemi, Ruth imitou Tamar e passou a noite junto com Booz, forçando-o a que observasse a Lei e a que lhe desse um filho. Da relação entre os dois nasceu Obed, o avô do rei Davi (Rt 3,1-15;4,13-17). Estas quatro mulheres questionam os padrões de comportamento impostos pela sociedade patriarcal. Assim mesmo, suas iniciativas pouco convencionais deram continuidade a linhagem de Jesus e trouxeram a salvação de Deus para todo o povo. Foi através delas que Deus realizou seu plano e enviou o Messias prometido. Realmente, a maneira de agir de Deus surpreende e faz pensar! Afinal, o leitor ou a leitora fica com uma pergunta: E Maria? Nela também existe alguma irregularidade? Qual? A resposta nos é dada na história de São José que segue no texto (Mt 1,18-23).
Mateus 1,18-23: SÃO JOSÉ ERA JUSTO. A irregularidade em Maria é que ela ficou grávida antes de conviver com José, seu esposo prometido, que era um homem justo. Jesus dice: “Se vossa justiça não é maior que a justiça dos fariseus e dos escribas, não vais poder entrar no Reino dos céus”. Se José houvesse sido justo segundo a justiça dos fariseus, teria que denunciar Maria e, ela seria apedrejada. Jesus seria morto. Graças as verdadeira justiça de José, Jesus pode nascer.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

Quando você se apresenta aos demais, você diz o nome de sua família?
Se o evangelista coloca apenas estas cinco mulheres ao lado de mais de quarenta homens, sem dúvida, quer comunicar alguma coisa. O que ele quer nos comunicar? O que é que tudo isto nos diz sobre a identidade de Jesus? O que é que nos diz sobre nós mesmos?




Nenhum comentário:

Postar um comentário