terça-feira, 9 de setembro de 2014

Lectio Divina - 09/09/14



TERÇA-FEIRA -09/09/2014



PRIMEIRA LEITURA: 1Corintios 6,1-11


É triste ver que a pesar de haver passado tanto tempo, os problemas que se apresentam na comunidade de Corinto são os mesmos que hoje vivemos em nossa sociedade moderna. Vemos com tristeza como até nas próprias famílias acontecem estes problemas que, em vez de resolver-se de uma maneira cristã, se tornam públicos criando um verdadeiro escândalo na comunidade. Isto se deve a nossa sociedade, como na de Corinto não havia madurado em sua conversão e só somos cristãos pela metade. Preferimos que se faça um escândalo no lugar de buscar uma solução através da oração e do diálogo fraterno. O egoísmo que hoje vivemos nos fecha, e as partes em conflito são incapazes de ceder, nem o ofensor nem o ofendido querem perder. Se nos esquecemos que é precisamente perdendo que ganhamos; esquecemo-nos que é a morte que nos leva à ressurreição; que só a cruz é portadora de vida. Isto não é fácil, porém, é o caminho que o cristão tem que seguir se quer ser perfeito e parecer com seu Mestre. Só a oração e a conversão são capazes de dar a sabedoria e, sobretudo, a humildade para resolver os problemas com amor e compreensão.



ORAÇÃO INICIAL 

Senhor, tu que tens se dignado a redimir-nos e quer fazer-nos filhos teus, olhe-nos sempre com amor de pai e faz que todos aqueles que crêem em Cristo, teu Filho, alcancem a liberdade verdadeira e a herança eterna. Por Nosso Senhor...



REFLEXÃO

Lucas 6,12-19


O evangelho de hoje trás dois assuntos: a escolha dos doze apóstolos e a enorme multidão de gente querendo encontrar-se com Jesus. O evangelho nos convida a refletir sobre os Doze que foram escolhidos para conviver com Jesus, como apóstolos. Os primeiros cristãos lembraram e registraram os nomes destes Doze e de alguns outros homens e mulheres que seguiram Jesus e que depois da ressurreição foram criando comunidades para o mundo. Hoje também, todo mundo lembra o nome de algum catequista ou professora que foi significativo para sua formação cristã.
Lucas 6,12-13: A ESCOLHA DOS DOZE APÓSTOLOS. Antes de proceder a escolha dos doze apóstolos, Jesus passou uma noite inteira em oração. Rezou para saber quem escolher e escolheu os Doze, cujos nomes estão nos evangelhos e que receberam o nome de apóstolo. “Apóstolo” significa “enviado”, missionário. Foram chamados para realizar uma missão, a mesma que Jesus recebeu do Pai (Jo 20,21). Marcos diz mais, nos informa que Deus os chamou para estar com Ele e enviá-los em missão (Mc 3,14).
Lucas 6,14-16: OS NOMES DOS DOZE APÓSTOLOS. Com pequenas diferenças os nomes dos Doze são iguais nos evangelhos de Mateus (Mt 10,2-4), Marcos (Mc 3,16-19) e Lucas (Lc 6,14-16). Grande parte destes nomes vem do Antigo Testamento. Por exemplo, “Simão” é o nome de um dos filhos do patriarca Jacó (Gn 29,33). “Tiago” é o mesmo que “Jacó” (Gn 25,26). “Judas” é o nome de outro filho de Jacó (Gn 35,23). Mateus também tinha o nome de “Levi”, que foi outro filho de Jacó (Gn 35,23). Dos doze apóstolos, sete têm o nome que vem do tempo dos patriarcas: duas vezes “Simão”, duas vezes “Tiago”, duas vezes “Judas”, e uma vez “Levi”. Isto revela a sabedoria e a pedagogia do povo. Através dos nomes de patriarcas e matriarcas, dados as seus filhos e filhas, mantiveram viva a tradição dos antigos e ajudaram seus filhos a não perder a identidade. Que nome damos hoje a nossos filhos e filhas?
Lucas 6,17-19: JESUS DESCE DA MONTANHA E A MULTIDÃO O PROCURA. Ao descer do monto com os doze, Jesus encontra uma multidão imensa de pessoas que procurava ouvir sua palavra e tocar-lhe, porque Dele saia uma força de vida. Nesta multidão havia judeus e estrangeiros, gente da Judéia e também de Tiro e Sidônia. As pessoas estavam desorientadas, abandonadas. Jesus acolhe a todos os que o procuram. Judeus e pagãos. Este é um dos temas preferido por Lucas!
Estas doze pessoas, chamadas por Jesus para formar a primeira comunidade, não eram santas. Eram pessoas comuns, como todos nós. Tinham suas virtudes e seus defeitos. Os evangelhos informam muito pouco sobre a forma de ser o caráter de cada um deles. Porém, o pouco que informa é motivo de consolação para nós. – PEDRO – era uma pessoa generosa e entusiasta (Mc 14,29.31; Mt 14,28-29), mas, na hora do perigo e da decisão, seu coração continuava encolhido e voltava atrás (Mt 14,30; Mc 14,66-72). Chega a ser “satanás” para Jesus (Mc 8,33). Jesus lhe deu o apelido de “Pedra” (Pedro). Pedro, por sim mesmo, não era “pedra”. Tornou-se pedra (rocha), porque Jesus rezou por ele (Lc 22,31-32). –TIAGO E JOÃO – estavam dispostos a sofrer com Jesus e por Jesus (Mc 10,39), porém, eram muito violentos (Lc 9,54). Jesus os chama de “filhos do trovão” (Mc 3,17). João parecia ter certos zelos. Queria Jesus só para seu grupo (Mc 9,38). –FELIPE – tinha uma forma de ser acolhedora. Sabia colocar os demais em contato com Jesus (Jo 1,45-46), mas, não era muito prático em resolver os problemas (Jo 12,20-22;6,7). Às vezes era meio ingênuo. Houve momentos em que Jesus perdeu a paciência com ele: “Mas, Felipe, tanto tempo que estou contigo, e ainda não me conheces?” (Jo 14,8-9). – ANDRÉ - irmão de Pedro e amigo de Felipe, era mais prático. Felipe recorre a ele para resolver problemas (Jo 12,21-22). Foi André que chamou Pedro (Jo 1,40-41), e foi André que encontrou o menino com os cinco pães e os peixes (Jo 6,8-9). – BARTOLOMEU - parece ter sido o mesmo que “Natanael”. Este era bairrista, e não podia admitir que nada bom pudesse vir de Nazaré (Jo 1,46). – TOMÉ – foi capaz de sustentar sua opinião, uma semana inteira, contra o testemunho de todos os demais (Jo 20,24-25). Porém, quando viu que estava equivocado, não teve medo em reconhecer seu erro (Jo 20,26-28). Era generoso, disposto a morrer com Jesus (Jo 11,16). – MATEUS OU LEVI – era publicano, cobrador de impostos, como Zaqueu (Mt 9,9; Lc 19,2). Eram pessoas comprometidas com o sistema opressor da época. – SIMÃO - ao contrário, parece haver sido do movimento que se opunha radicalmente ao sistema que o império romano impunha ao povo judeu. Por isso, tinha o apelido de “Zelota” (Lc 6,15). O grupo dos Zelotas chegou a provocar uma rebelião armada contra os romanos. – JUDAS – era o que se ocupava do dinheiro do grupo (Jo 13,29). Chegou a trair Jesus. – TIAGO DE ALFEU E JUDAS TADEU, destes dois os evangelhos só informam o nome.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

Jesus passou a noite inteira em oração para saber quem escolher, e escolheu a estes doze. Qual é a lição que tira daqui?
Lembra dos nomes das pessoas que estão na origem da comunidade da qual pertence? O que mais você lembra delas: o conteúdo que te ensinaram ou o testemunho que te deram?




ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 149,3-4)
Hoje procurarei alguma coisa na qual sou especialmente orgulhoso e baixarei a “guarda”, com o objetivo de ter uma relação mais harmoniosa com os envolvidos. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário