terça-feira, 7 de outubro de 2014

Lectio Divina - 07/10/14



TERÇA-FEIRA -07/10/2014



PRIMEIRA LEITURA: Atos 1,12-14


Este é um princípio de obediência. Os apóstolos voltaram para Jerusalém porque o Senhor Jesus havia dito para eles: "Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei" (Atos 1:4). Em obediência a esta palavra, eles voltaram para Jerusalém para esperar em oração o cumprimento da promessa. É interessante notarmos que eles estavam perto da cidade, cerca de um quilômetro (literalmente "à distância da jornada de um sábado" = pois, segundo a interpretação rabínica da lei (Cf. Êxodo 16:29), no sábado os judeus só poderiam caminhar aproximadamente um quilômetro), mesmo assim eles deveriam voltar para Jerusalém. Pois está perto não significa está em Jerusalém. A obediência exige que observemos os detalhes da revelação de Deus (P. ex. Saul não deu a devida importância a Palavra de Deus e "obedeceu" pela metade - 1 Samuel 15). A obediência deve ser sem parcialidade. Devemos obedecer de modo integral ao Senhor Jesus. Como discípulos de Jesus estamos obedecendo a voz do nosso mestre de maneira integral? Ou obedecemos em parte? Obedecemos de modo absoluto ou somente aquilo que nos agrada? 



ORAÇÃO INICIAL 

Deus todo poderoso e eterno, que com amor generoso inunda os valores e os desejos dos que te suplicam; derrama sobre nós tua misericórdia, para que livre nossa consciência toda inquietude e nos concedas ainda aquilo que não nos atrevemos a pedir. Por Nosso Senhor…



REFLEXÃO

Lucas 1,26-38


Hoje é a Festa de Nossa Senhora do Rosário. O texto do Evangelho no qual nós meditamos descreve a visita do anjo a Maria (Lc 1, 26-38). A palavra de Deus não chega a Maria por um texto Bíblico, mas sim, por uma experiência profunda de Deus, que se manifestou na visita do Anjo. Muitas vezes, o Anjo é o próprio Deus no Novo Testamento. Graças à meditação da Palavra de Deus escrita na Bíblia que Maria era capaz de perceber a Palavra viva de Deus na visita do Anjo. A mesma coisa acontece hoje com as visitas de Deus em nossa vida. As visitas de Deus são freqüentes. Mas por causa da falta de assimilação e meditação da Palavra escrita de Deus na Bíblia, nós não estamos atentos da visita de Deus em nossa vida. A visita de Deus está tão presente e tão contínua que, muitas vezes, nós não percebemos e, por isso, nós perdemos uma grande ocasião para viver em paz e com alegria. 
Lucas 1, 26-27: A PALAVRA ENTRA EM NOSSA VIDA. Lucas apresenta as pessoas e os lugares: uma Virgem chamada a Maria, e um homem chamado José, da Casa de Davi. 
Nazaré era uma cidade pequena na Galiléia que ficava na periferia. O centro era Judá e Jerusalém. O Anjo Gabriel foi enviado por Deus a esta jovem que viveu na periferia. O nome Gabriel quer dizer Deus é forte. O nome Maria quer dizer Yahweh é meu Deus. A história da visita de Deus à Maria começa com a expressão: “No sexto mês”, se refere ao “sexto mês” de gravidez de Izabel, parenta de Mary, uma mulher de certa idade que precisa de ajuda. 
Lucas 1, 28-29: A REAÇÃO DE MARIA. O anjo tinha aparecido a Zacarias no Templo. O Anjo aparece a Maria em sua casa. A Palavra de Deus alcança Maria no ambiente da vida diária. O Anjo diz: “Alegre, você que desfruta o favor de Deus! Deus está com você!” Estas são palavras semelhante as que foram ditas a Moisés (Ex 3, 12), para Jeremias (Jr 1, 8), para Gedeão (Jz 6, 12), para Ruth (Rt 2, 4) e para muitos outros. Estas palavras abrem o horizonte para a missão que estas pessoas do AT têm que levar a cabo no serviço como Pessoas de Deus. Profundamente perturbada por esta saudação, Maria tenta entender o que significa. Ela é realista, usa a cabeça. Ela quer entender. Ela não aceita qualquer aparição ou inspiração simplesmente. 
Lucas 1, 30-33: A EXPLICAÇÃO DO ANJO. “Não tenha medo, Maria!”. Esta é sempre a primeira saudação de Deus aos seres humanos: não tenha medo! Imediatamente depois disso, o anjo recorda as grandes promessas do passado que será percebido pelo filho que nascerá de Maria. Este filho tem que receber o nome de Jesus. Ele será chamado o filho do Altíssimo e nele finalmente, será percebido o Reino de Deus prometido a Davi pelo qual todos estavam esperando ansiosamente. Isto é a explicação que o Anjo deu a Maria, de forma que ela não teria nenhum medo. 
Lucas 1, 34: NOVA PERGUNTA DE MARIA. Maria se dá conta da missão importante que ela está a ponto de receber, mas ela continua sendo realista. Ela não permite ser levada pela grandeza da oferta e os olhares à condição dela. E pergunta: mas como isto pode ocorrer? Eu não conheço nenhum homem! Ela analisa a oferta de acordo com critérios que nós, seres humanos, temos disponível. Porque, falando humanamente, isto não era possível. A oferta da Palavra de Deus não era percebida naquele momento. 
Lucas 1, 35-37: NOVA EXPLICAÇÃO DO ANJO. "O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra. E assim a criança será santa e será chamada o Filho de Deus”. O Espírito santo, presente na Palavra de Deus desde Criação (Gn 1, 2), pode perceber coisas que parecem impossíveis. Isto porque, o santo que nascerá de Maria será chamado o Filho de Deus. Hoje quando a Palavra de Deus é recebida, aceita pelo pobre que não têm nenhum estudo, algo novo nasce no lugar de objetos, graças ao poder do Espírito Santo! Algo novo e surpreendente como o filho que nasce de uma virgem ou como o filho nascido de Izabel, uma mulher que já era velha, de quem todo mundo dizia que não podia ter nenhuma criança! O anjo acrescenta: “E eu lhe conto também isto, sua prima Izabel está agora no sexto mês!” 
Lucas 1, 38: MARIA SAI. A resposta do anjo clarifica tudo para Maria. Ela se dá conta do que o anjo estava pedindo: “Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”. Maria se denomina Serva, criada de Deus. Este título vem de Isaias que não apresenta a missão das pessoas como um privilégio, mas sim, como um serviço para os outros. Depois, o filho que seria gerado naquele momento, definirá a declaração da missão dele: “Eu não vim ser servido, mas, para servir!” (Mt 20, 28). Ele aprende com a Mãe dele! 
Lucas 1, 39: A MANEIRA QUE MARIA ENCONTRA PARA SERVIR. A Palavra de Deus alcança Maria e a faz sair do ego para servir os outros. Ela deixa o lugar onde vivia e vai para Judá, a uma distância de mais de quatro dias de viajem para ajudar a prima Izabel. Maria começa a servir e tem como missão o interesse das Pessoas de Deus. 



PARA REFLEXÃO PESSOAL

Como você percebe a visita de Deus em sua vida? Você já foi visitado? Você especialmente já fez alguma visita a um pobre? Como este texto nos ajuda a descobrir as visitas de Deus em nossa vida? 
A palavra de Deus ficou encarnada em Maria. Como a Palavra está levando Deus a sua vida pessoal e a vida da comunidade? 





ORAÇÃO FINAL 
(Salmo -Lc 1 -Bendita sejais, ó virgem Maria;trouxestes no ventre a palavra eterna!)




Nenhum comentário:

Postar um comentário