quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Lectio Divina - 15/10/14


QUARTA-FEIRA -15/10/2014



PRIMEIRA LEITURA: Gálatas 5,18-25



Paulo finaliza sua carta mostrando-nos como o homem novo é e deve ser dirigido pelo Espírito. É o Espírito Santo quem, trabalhando a partir de dentro do homem, o transforma, mudando nele suas atitudes e dirigindo-o para a vida, a vida e abundância. Quando não permitimos ao Espírito que se desenvolva dentro de nós, quando não temos suficiente tempo para nossa oração e em geral para nosso trato com Deus – seja com sua Palavra ou com os Sacramentos -, quando se procura viver só regido por normas de tipo moral, o egoísmo e a debilidade humana produzem unicamente frutos de morte e destruição. Enquanto que, quando permitimos que Deus seja realmente Deus dentro de nós, os frutos desta relação interior se manifestam em vida e alegria. Por isso, é fácil ver quem tem vida espiritual e quem não; quem procura com seus próprios meios alcançar a felicidade e quem deixa que seja Deus que a produza e a desenvolva; é fácil ver quem vive conforme o Espírito e quem não. Quais são teus frutos? Pois, por teus frutos te conhecerão.





ORAÇÃO INICIAL 

Pedimos-te, Senhor, que tua graça continuamente nos preceda e acompanhe, de maneira que estejamos dispostos a trabalhar sempre bem. Por Nosso Senhor...




REFLEXÃO

Lucas 11,42-46


Hoje o evangelho continua a relação de conflito entre Jesus e as autoridades religiosas de sua época. Hoje, na Igreja, se vive o mesmo conflito. Em uma determinada diocese, o bispo convocou os pobres para que participassem ativamente. Eles ouviram os pedidos e muitos deles começaram a participar. Surgiu um sério conflito. Os ricos diziam que haviam sido excluídos e alguns sacerdotes começaram a dizer: “O bispo faz política e esquece do evangelho!”.
Lucas 11,42: “MAS, AI DE VÓS FARISEUS, QUE PAGAIS O DÍZIMO DA MENTA, DA ARRUDA E DE TODA HORTALIÇA, E DEIXAIS DE LADO A JUSTIÇA E O AMOR A DEUS! ISTO É O QUE HAVIA DE PRATICAR, AINDA QUE SEM OMITIR AQUILO”. Esta critica de Jesus contra os lideres religiosos daquela época pode ser repetido contra muitos líderes religiosos dos séculos seguintes, até hoje. Muitas vezes, em nome de Deus, insistimos em detalhes e esquecemos a justiça e o amor. Por exemplo, a “lepra” voltou árida a vivencia da fé, insistindo em observâncias e penitências que desviavam as pessoas do caminho do amor. A irmã carmelita Santa Teresa de Lisieux se criou neste ambiente “jansenista” que caracterizava a França nos finas do século XIX. Foi a partir de uma dolorosa experiência pessoal, que ela soube recuperar a gratuidade do amor de Deus como uma força que tem que fortalecer por dentro a observância das normas. Pois, sem a experiência do amor, as observâncias fazem de Deus um ídolo. A observação final de Jesus dizia: “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim abolir, mas, dar cumprimento. Os asseguro: enquanto durarem o céu e a terra, não deixará de estar vigente nem uma vírgula da lei sem que tudo se cumpra. Portanto, o que transgredir um destes mandamentos menores e assim o ensinar aos homens, será o menor no Reino dos Céus, ao contrário, o que os observar e os ensinar, esse será grande no Reino dos Céus. Porque vos digo que, se vossa justiça não é maior que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos Céus”. Jesus chama atenção dos discípulos sobre o comportamento hipócrita de alguns fariseus. Eles gostavam de circular pelas praças com longas túnicas, receber a saudação das pessoas, ocuparem os primeiros lugares nas sinagogas e lugares de honra nos banquetes (Cf. Mt 6,5;23.5-7). Marcos acrescenta que eles gostavam de entrar nas casas das viúvas e fazer longas preces em troca de dinheiro! Pessoas assim receberiam um juízo muito severo (Mc 12,38-40). Hoje em nossa Igreja ocorre o mesmo.
Lucas 11,44: AÍ DE VOCÊS, SEPULCROS QUE NÃO SE VÊEM. “Ai de vocês, escribas e fariseus hipócritas, pois, sois semelhantes a sepulcros caiados, que por fora parecem belos, mas, por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda imundície! Assim também vocês, por fora parecem justos diante dos homens, mas, por dentro estão cheios de hipocrisia e de iniqüidade” (Mt 23,27-28). A imagem dos “sepulcros caiados” fala pro si só e não necessita comentários. Por meio dela, Jesus condena aos que têm uma aparência fictícia de pessoa correta, porém, cujo interior é a negação total daquilo que querem fazer por fora. Lucas, fala de sepulcros escondidos: “Ai de vocês, pois sois como os sepulcros que não se vêem sobre os quais os homens andam sem saber”. Quem pisa ou toca um sepulcro se torna impuro, mesmo quando o sepulcro está escondido sob a terra. A imagem é muito forte: por fora, o fariseu de sempre parece justo e bom, mas, esse aspecto é um engano, pois, em seu interior existe um sepulcro escondido que, se a pessoa não sabe, difundo um veneno que mata, comunica uma idéia que afasta de Deus, sugere uma compreensão errada da Boa Notícia do Reino. Uma ideologia que faz do Deus vivo, um ídolo morto!
Lucas 11,45-46: CRITICA DO DOUTOR DA LEI E A RESPOSTA DE JESUS. “Um dos legistas lhe respondeu: Mestre, dizendo estas coisas, também nos injurias!. Na resposta Jesus não volta atrás, mas, deixa bem claro que a mesma critica vale também para os escribas: “Ai de vocês, os legistas, que impõem aos homens cargas intoleráveis, e vós não a tocais nem com um de vossos dedos!”. No Sermão da Montanha, Jesus expressa a mesma critica que serve de comentário: “Na cátedra de Moisés tem sentado os escribas e os fariseus. Fazei, pois, e observai tudo o que dizem, porém, não imiteis sua conduta, porque dizem e não fazem. Atam cargas pesadas e as deixam nas costas das pessoas, porém, eles nem com o dedo querem movê-las (Mt 23,2-4).






PARA REFLEXÃO PESSOAL

A hipocrisia mantém uma aparência enganadora: até onde age em mim a hipocrisia? Até onde age em nossa Igreja?
Jesus criticava os escribas que insistiam na observância disciplinar das coisas pequenas da lei como o dízimo da menta, da arruda e de toda hortaliça, e esquecem do objetivo da lei que é a prática da justiça e do amor. Esta critica vale também para mim?





ORAÇÃO FINAL 

(SALMO 1,1-2)
Hoje revisarei cada um dos frutos do Espírito e os confrontarei com minha vida para avaliar quanto tenho deixado de agir com Deus em minha vida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário