segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Lectio Divina - 27/10/14

SEGUNDA-FEIRA -27/10/2014



PRIMEIRA LEITURA: Efésios 4,32-5,8



Paulo não podia ser mais claro nesta passagem: existem coisas que não são próprias dos cristãos e das quais NEM POR ERRO NEM POR DESCUIDO se podem permitir. Entre ela está a vida sexual do cristão, a qual deve estar centrada no amor, na entrega e não no egoísmo que sabemos que termina sempre por destruir nossa vida e daqueles que vivem próximos de nós. Não nos deixemos enganar com falsos razoamentos filosóficos ou psicológicos promovidos por quem não conhece Cristo: “a relação sexual fora do matrimônio destrói e envenena a vida do amor”. O sexo é um presente de Deus para o homem, e como todas as coisas que Ele nos tem dado, deve ser usado de acordo com seu plano perfeito. Por isso a relação íntima do casal, e tudo o que é parte desta intimidade dos esposos, está reservada para àqueles que têm feito um compromisso diante de Deus de amar-se e respeitar-se por toda a vida. De maneira que a postura do cristão diante dos temas sexuais, no meio do relaxamento moral que no circunda, é totalmente distinta a dos outros não cristãos. As piadas e as conversas obscenas, assim como os filmes e revistas pornográficas pertencem a vida dos que ainda não conhecem a Cristo. Talvez você em outro tempo, também foste trevas, porém, agora vive em Cristo que tem chamou para que viva na luz e em seu amor. Viva, pois, como filho da luz.



ORAÇÃO INICIAL 

Deus todo poderoso e eterno, aumenta nossa fé, esperança e caridade, e, para alcançarmos tuas promessas, concede-nos amar teus preceitos. Por Nosso Senhor…




REFLEXÃO

Lucas 13,10-17


O evangelho de hoje descreve a cura da mulher encurvada. Trata-se de um dos muitos episódios que Lucas nos narra, sem muita ordem, ao descrever o longo caminho percorrido por Jesus para Jerusalém (Lc 9,51 a 19,28).
Lucas 13,10-11: SITUAÇÃO PROVOCA A AÇÃO DE JESUS. Jesus está na sinagoga em um dia de repouso. Cumpre com a lei, guardando o sábado e participando na celebração com sua gente. Lucas informa que Jesus estava ensinando. Havia na sinagoga uma mulher curvada. Lucas diz que um espírito de fraqueza lhe impedia de assumir uma posição reta. Naquele tempo as pessoas explicavam assim as doenças. Fazia dezoito anos que a mulher se encontrava nesta situação. Não fala, não tem nome, não pede cura, não toma nenhuma iniciativa. Sua passividade chama a atenção.
Lucas 13,12-13: JESUS CURA A MULHER. Vendo a mulher, Jesus a chama e lhe diz: “Mulher, fique livre de tua enfermidade!”. A ação de libertar se realiza por meio da palavra, dirigida diretamente à mulher, e pelo toque da imposição das mãos. Imediatamente, se coloca de pé e começa a louvar o Senhor. Existe uma relação entre colocar-se de pé e dar glória a Deus. Jesus faz com que a mulher se coloque de pé para que possa louvar a Deus no meio do povo reunido em assembléia. A sogra de Pedro, depois de curada, se levanta e põe a servir (Mc 1,31). Louvar a Deus e a servir aos irmãos!
Lucas 13,14: A REAÇÃO DO CHEFE DA SINAGOGA. O chefe da sinagoga se voltou furioso vendo a ação de Jesus, porque havia curado a mulher em um dia de sábado: “Existe seis dias para trabalhar, venha, pois, nesses dias para curá-los, e não em dia de sábado”. Na critica do chefe da sinagoga resume-se a palavra da Lei de Deus que dizia: “Guarde o dia de sábado para santificá-lo. Trabalhe seis dias e, neles, faça todas as suas tarefas. Porém, o sétimo dia é dia de descanso, consagra-o a Yahweh, teu Deus. Que ninguém trabalhe”. (Ex 20,8-10). Nesta reação autoritária do chefe temos uma chave para entender por que motivo as pessoas estavam tão oprimidas e por que a mulher não podia participar naquele tempo. O domínio sobre as consciências através da manipulação da lei de Deus era muito forte. Era esta a maneira em que mantinham as pessoas submetidas e curvadas. 
Lucas 16,15-16: A RESPOSTA DE JESUS AO CHEFE DA SINAGOGA. O chefe condenou as pessoas porque queria que observassem a Lei de Deus. Aquilo que para ele chefe de sinagoga é observância da Lei de Deus, para Jesus é hipocrisia: “Hipócritas! No sábado todos vós não desatam vossos asnos para levá-los à beber? E a esta, que é filha de Abraão, a qual Satanás amarrou já fazem dezoito anos, não foi bom desatá-la destas amarras em dia de sábado? Com esse exemplo tira da vida diária, Jesus mostra a incoerência deste tipo de observância da Lei de Deus. Se é permitido desatar um boi no dia de sábado, só para dar-lhe de beber, é muito mais permitido desatar uma filha de Abraão para libertá-la do poder do mal. O verdadeiro sentido da observância da Lei que agrada a Deus é este: libertar as pessoas do poder do mal e colocá-las de pé, para que possam glorificar a Deus e render-lhe homenagem. Jesus imita Deus que endireita os curvados (Sl 145,14;146,8).
Lucas 13,17: A REAÇÃO DAS PESSOAS DIANTE DA AÇÃO DE JESUS. O ensinamento de Jesus deixa confusos seus adversários, porém, a multidão se enche de alegria pelas maravilhas que Jesus está realizando: toda pessoa se alegrava com as maravilhas que fazia. Na Palestina do tempo de Jesus, a mulher viva curvada, submetida ao marido, aos pais e aos chefes religiosos de seu povo. Esta situação de submissão estava justificada pela religião. Porém, Jesus não quer que ela continue curvada. Desatar e libertar as pessoas não tem dia marcado. É todos os dias, e até no dia de sábado!






PARA REFLEXÃO PESSOAL

A situação da mulher mudou muito, ou, é a mesma do tempo de Jesus? Qual é a situação da mulher hoje na sociedade e na igreja? Existe alguma relação entre religião e opressão à mulher?
A multidão se alegra com a ação de Jesus. Qual é a libertação que está acontecendo hoje e que está levando a multidão a alegrar-se e a dar graças a Deus?





ORAÇÃO FINAL 

(Salmo 1,1-2)
A partir de hoje serei sumamente cuidadoso na maneira em que falo, nas brincadeiras e piadas em que participo, assim como as imagens que deixo que entrem em minha cabeça. Afastar-me-ei dessa conduta e farei o acordo de deixar definitivamente isto.






Nenhum comentário:

Postar um comentário