terça-feira, 28 de outubro de 2014

Lectio Divina - 28/10/14


TERÇA-FEIRA -28/10/2014



PRIMEIRA LEITURA: Efésios 2,19-22


Agora, aqueles que foram reunidos como uma família em Cristo estão sendo edificados como um edifício espiritual para Deus. O edifício está fundado no ensinamento dos "apóstolos e profetas", que seguem o modelo de Cristo, "a pedra angular" (2:20). Qualquer ensinamento que não se alinha com o ensinamento de Cristo e de seus apóstolos e profetas não faz parte dos planos para o edifício de Deus! Este edifício está sendo construído para ser um "santuário dedicado ao Senhor... para habitação de Deus no Espírito" (2:21-22). Este é o novo templo de Deus. Neste templo, todos que estão em Cristo têm acesso a Deus, no Espírito. 



ORAÇÃO INICIAL 

Deus todo poderoso e eterno, aumenta nossa fé, esperança e caridade, e, para alcançarmos tuas promessas, concede-nos amar teus preceitos. Por Nosso Senhor…



REFLEXÃO

Lucas 6,12-19


O Evangelho de hoje trás dois assuntos: a eleição dos doze apóstolos (Lc6,12-16) e a multidão enorme de pessoas querendo encontrar-se com Jesus (Lc 6,17-19). O Evangelho de hoje nos convida a refletir sobre os Doze que foram escolhidos para conviver com Jesus, como apóstolos. Os primeiros cristãos recordaram e registraram os nomes destes Doze e de alguns outros homens e mulheres que seguiram Jesus e que depois da ressurreição foram criando comunidades pelo mundo. Hoje também, todo mundo lembra o nome de algum catequista ou professora que foi significativo para sua formação cristã.

Lucas 6,12-13: A ELEIÇÃO DOS DOZE APÓSTOLOS. Antes de proceder a eleição dos doze apóstolos, Jesus passou a noite inteira em oração. Rezou para saber quem escolher e escolheu os Doze, cujos nomes estão nos evangelhos e que receberam o nome de apóstolo. Apóstolo significa enviado, missionário. Foram chamados para realizar uma missão, a mesma que Jesus recebeu do Pai (Jo 20,21). Marcos diz que Deus os chamou para estar com Ele e enviá-los em missão (Mc 3,14).

Lucas 6,14-16: OS NOMES DOS DOZE APÓSTOLOS. Com pequenas diferenças os nomes dos Doze são iguais nos evangelhos de Mateus (Mt 10,2-4), Marcos (Mc 3,16-19) e Lucas (6,14-16). Grande parte destes nomes, vêm do AT. Por exemplo, Simão é o nome de um dos filhos do patriarca Jacó (Gn 29,33). Tiago é o mesmo que Jacó (Gn 25,26). Judas é nome de outro filho de Jacó (Gn 35,23). Mateus também tinha o nome de Levi (Mc 2,14), que foi outro filho de Jacó (Gn 35,23). Dos doze apóstolos, sete tinham o nome que vem do tempo dos patriarcas: duas vezes Simão, duas vezes Tiago, duas vezes Judas, e uma vez Levi. Isto revela a sabedoria e a pedagogia do povo. Através dos nomes de patriarcas e matriarcas, dados a seus filhos e filhas, mantiveram viva a tradição dos antigos e ajudaram seus filhos a não perder a identidade. Que nomes damos hoje a nossos filhos e filhas?

Lucas 6,14-19: JESUS DESCE DA MONTANHA E A MULTIDÃO O PROCURA. Ao descer do monte com os Doze, Jesus encontra uma multidão imensa de pessoas que procuravam ouvir sua palavra e tocar-lhe, porque dele saia uma força de vida. Nesta multidão havia judeus e estrangeiros, gente da Judéia e também de Tiro e Sidon. E as pessoas estavam desorientadas, abandonadas. Jesus acolhe a todos os que o buscam, judeus e pagãos. Este é um dos temas preferidos por Lucas!

Estas Doze pessoas, chamadas por Jesus para formar a primeira comunidade, não eram santas. Eram pessoas comuns, como todos nós. Tinham suas virtudes e seus defeitos. Os evangelhos informam muito pouco sobre a forma de ser ou o caráter de cada um deles. Porém, o pouco que informa é motivo de consolação para nós.

- Pedro era uma pessoa generosa e entusiasta (Mc 14,29-31: Mt 14,28-29), mas na ora do perigo e da decisão, seu coração se encolhe e volta atrás (Mc 14,30; Mc 14,66-72). Chega a ser satanás para Jesus (Mc 8,33). Jesus lhe deu o apelido de Pedra (Pedro). Pedro, por si mesmo, não era Pedra. Tornou-se pedra (rocha), porque Jesus rezou por ele (Lc 22,31-32).

-Tiago e João estavam dispostos a sofrer com Jesus e por Jesus (Mc 10,39), porém, eram muito violentos (Lc 9,54). Jesus os chama de “filhos do trovão” (Mc 3,17). João parecia ter certos esmeros. Queria Jesus só para seu grupo (Mc 9,38).

-Felipe tinha uma forma de ser acolhedora. Sabia colocar os demais em contato com Jesus (Jo 1,45-46), mas, não era muito prático em resolver os problemas (Jo 12,20-22;6-7). Às vezes era meio ingênuo. Houve momentos em que Jesus perdeu a paciência com ele: “Mas Felipe, tanto tempo que estou contigo, e ainda não me conheces?” (Jo 14,8-9).

-André irmão de Pedro e, amigo de Felipe, era o mais prático. Felipe recorre a ele para resolver os problemas (Jo 12,21-22). Foi André quem chamou Pedro (Jo 1,40-41), e foi André quem encontrou o menino com os cinco pães e os dois peixes (Jo 6,8-9).

-Bartolomeu parece ser o mesmo que Natanael. Este era bairrista, e não podia admitir que nada de bom pudesse vir de Nazaré (Jo 1,46).

-Tomé foi capaz de sustentar sua opinião, uma semana inteira, contra o testemunho de todos os demais (Jo 20,24-25). Porém, quando viu que estava equivocado, não teve medo em reconhecer seu erro (Jo 20,26-28). Era generoso, disposto a morrer com Jesus (Jo 11,16).

-Mateus ou Levi, era publicano, cobrador de impostos, como Zaqueu (Mt 9,9; Lc 19,2). Eram pessoas comprometidas com o sistema opressor da época.

-Simão, ao contrário, parece haver sido do movimento que se opunha radicalmente ao sistema que o império romano impunha ao povo judeu. Por isso, tinha o apelido de Zelota (Lc 6,15). O grupo dos Zelotas chegou a provocar uma rebelião armada contra os romanos.

-Judas era o se ocupava do dinheiro do grupo (Jo 13,29). Chegou a trair Jesus.

-Tiago de Alfeu e Judas Tadeu, destes dois os evangelhos só informam o nome.




PARA REFLEXÃO PESSOAL

Jesus passou a noite inteira em oração para saber quem escolher, e escolheu estes doze. Qual é a lição que você tira daqui?
Os primeiros cristãos lembram os nomes dos doze apóstolos que estavam no princípio das comunidades. E você lembra os nomes das pessoas que iniciaram a comunidade a qual pertence? Lembra o nome da algum catequista ou professor que foi significativo para sua formação cristã? O que você mais lembra delas: o conteúdo do que te ensinaram, ou, o testemunho que deram?



ORAÇÃO FINAL 

(Salmo 100,5)







Nenhum comentário:

Postar um comentário