quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Lectio Divina - 04/12/14

DIA 04/12/14
PRIMEIRA LEITURA à Isaias 26,1-6
  • Esta leitura nos apresenta as características do povo que devia participar da alegria do Reino. Deve ser: fiel, de ânimo firme para conservar a paz, e com uma infinita confiança em Deus. Se isto se esperava do povo do Antigo Testamento, quanto mais não será para a Igreja que havia sido revestida com o poder do Espírito Santo? Desta maneira o advento nos é apresentado como uma oportunidade em nosso dia a dia para revisar se estes valores estão presentes em nossa vida. Pensemos se vivemos a fidelidade principalmente a nossos compromissos batismais e se estes se projetam em uma vida de fidelidade aos que deveríamos amar; revisemos se no meio deste mundo turbulento somos capazes de conservar a paz, e se estamos sendo um instrumento para que esta paz se desenvolva em nossos ambientes, de maneira principal em nossas famílias; e se tudo isto nos tem levado a ter uma confiança tal em Jesus, que, ainda que, Ele retarde sua chegada, nós a esperamos e continuamos nos preparando com segurança de que sua chegada será um momento glorioso para tudo o que temos procurado viver de acordo com seu Evangelho. Faça deste advento um verdadeiro caminho para o encontro com o amor de Deus.
ORAÇÃO INICIAL
  • Desperta teu poder, Senhor, e vem socorrer-nos com tua força, que teu amor e teu perdão apressem a salvação que nossos pecados retardam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!
REFLEXÃO à Mateus 7,21.24-27
  • O evangelho de hoje conta a parte final do Sermão da Montanha. O Sermão da Montanha é uma nova leitura da Lei de Deus. Começa com as bem-aventuranças e termina com a casa construída sobre a rocha.
  • Trata-se de adquirir a verdadeira “sabedoria”. A palavra de Deus, expressada na lei de Deus, é fonte de salvação. A verdadeira sabedoria consiste em sentir e praticar a Palavra de Deus. Não basta dizer: “Senhor, Senhor!”. O importante não é dizer algumas palavras bonitas sobre Deus, mas sim, fazer a vontade do Pai e ser uma revelação de seu amor e de sua presença no mundo.
  • Quem ouve e pratica a palavra constrói a casa sobre a rocha. A solidez não vem da casa em si, mas sim, do terreno, da rocha. O que é que significa a rocha? É a experiência do amor de Deus revelado em Jesus (Rm 8,341-39). Existem pessoas que praticam a palavra para poder merecer o amor de Deus. Porém, o amor não se compra, nem se merece. O amor de Deus recebe-se gratuitamente. Coloquemos em prática a Palavra não para merecer o amor, mas sim, para dar graças pelo amor recebido. Eis aqui a boa terra, a rocha, que dá segurança à casa. A verdadeira segurança vem da certeza do amor de Deus! É a rocha que sustenta nos momentos de dificuldade e de tormenta.
  • O evangelista termina o Sermão da Montanha (Mt 7,27-28) dizendo que a multidão ficava admirada pelo ensinamento de Jesus, já que “ensinava com autoridade e não como os escribas”. O resultado do ensinamento de Jesus é a consciência crítica das pessoas diante das autoridades religiosas da época. Admirada e agradecida, as pessoas aprovam os preciosos ensinamentos de Jesus, que são diversos.
PARA REFLEXÃO PESSOAL
  • Sou dos que dizem “Senhor, Senhor!”, ou dos que colocam em prática a palavra?
  • Observo a lei para merecer o amor e a salvação, ou, para dar graças a Deus por seu amor e sua salvação?
ORAÇÃO FINAL

  • (SALMO, 117)
  • Hoje avaliarei se realmente sou consciente a cada instante de que Deus é minha única fortaleza e direi constantemente: “Tu és minha fortaleza, Senhor”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário