quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Lectio Divina - 10/12/14


DIA 10/12/14
PRIMEIRA LEITURA à Isaias 40,25-31
·         Os exilados caíram no desânimo e pensam que Deus os abandonou: isso é outro empecilho para que o novo êxodo se realize. O profeta mostra que o mesmo Deus eterno que criou o mundo é quem dá forças ao cansado e firmeza aos fracos: ele sustenta todos aqueles que nele confiam. Um povo que sofre e vê diminuir sua esperança é um povo liquidado. Para reanimar-lhe a esperança no tempo do exílio, em horas de terrível desalento, proclama o profeta a grandeza e fidelidade de Deus. Ele vê as fraquezas humanas e vem em seu socorro. Socorro alienante? Há quem o pense: “A religião amarra o homem à balela do amparo divino e impede-o de se empregar seriamente em resolver os problemas do mundo”. Mas o fiel cristão sabe que a ajuda de Deus é de outra natureza: não se substitui à ação do homem, porém dá força ao que está fatigado e reconforta o que fraqueja, perdoa e cura, e, com seu amor estimula a mudar e a crescer. Quem crê em Deus sabe que contraiu uma divida para com a sociedade: a de tornar melhor o recanto do mundo que ocupa, e o faz mesmo com sacrifício pessoal.
ORAÇÃO INICIAL
  • Senhor Deus todo poderoso, que nos manda abrir caminho à Cristo, o Senhor, não permita que desfaleçamos em nossa debilidade e que esperemos a chegada saudável daquele que vem curar-nos de todos os nossos males. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!
REFLEXÃO à Mateus 11,28-30
  • Alguns textos dos evangelhos nos revelam todo o significado quando lhes colocamos como pano de fundo o Antigo Testamento. Assim, é este texto tão breve e tão belo do evangelho de hoje. Esta passagem reproduz dois temas do Antigo Testamento muito querido e mencionado, uma passagem de Isaias e outra dos livros sapienciais.
  • Isaias fala do Messias servo e o representa como um discípulo que sempre vai em busca de uma palavra de consolo para poder animar os desalentados: “O Senhor Yahweh me concedeu o poder de falar como seu discípulo, e colocou em minha boca as palavras para aconselhar o que está aborrecido. Cada manhã, Ele me desperta e o ouço como fazem os discípulos” (Is 50,4). E o Messias servo lança um convite: “Vocês que andam com sede venham tomar água! Não importa que esteja sem dinheiro, vinde! Peçam trigo para o consumo, e também vinho e leite, sem pagar” (Is 55,1). Estes textos estavam presentes na memória das pessoas. Eram como os cantos de nossa infância. Quando a gente os ouve, acontecem lembranças, saudades. Mesmo assim, a palavra de Jesus: “Venham a mim! Desperta algo na memória e traz consigo a saudade daqueles preciosos textos de Isaias”.
  • Os livros sapienciais representam a sabedoria divina na figura de uma mulher, uma mãe que transmite aos filhos sua sabedoria e lhes diz: “Adquiram sem dinheiro, submetam a cerviz a seu jugo, que suas almas recebam a instrução, pois, está muito próximo ao alcance de vocês. Vejam com seus próprios olhos que têm sofrido pouco e conseguiram muito descanso” (Eclo 51,5-27). Jesus repete esta frase: “Encontrarão descanso!”.
  • Justamente, por esta sua maneira de falar as pessoas, Jesus aviva sua memória e assim o coração se alegra e diz: “Chegou o Messias tão esperado!”. Jesus transformava a saudade em esperança. Para dar as pessoas uma um passo a mais. Em lugar de agarrar-se a imagens de um messias glorioso, rei e dominador, imagens que os escribas ensinavam, as pessoas mudavam sua visão e aceitavam Jesus, messias servo. Messias humilde e manso, acolhedor e cheio de ternura, que deixava os pobres “à vontade” em sua presença.
PARA REFLEXÃO PESSOAL
  • A lei de Deus é para mim jugo suave que me anima ou um peso que me cansa?
  • Senti alguma vez a rapidez e a alegria do jugo da lei de Deus que Jesus nos tem revelado?
ORAÇÃO FINAL
  • (SALMO 103, 1-2)
  • Hoje serei muito consciente de que meu ser é o ser de Cristo, e farei todas as coisas como Ele as faria.





Nenhum comentário:

Postar um comentário