segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Lectio Divina - 05/01/15


DIA 05/01/15
PRIMEIRA LEITURA à1João 3,22-4,6
·         As características de uma comunidade cristã são a fé em Jesus Cristo, o amor recíproco dos irmãos e a fidelidade aos preceitos de Deus. Por isso, sugere o apóstolo algumas atitudes fundamentais. Antes de tudo a oração, entendida não tanto como pedido de graças, quanto como empenho pessoal de realizar o que é ordenado (versículo 22); depois, um propósito de fé autêntica em Cristo Jesus e de operosa caridade para com os irmãos (versículo 23). São João reduz a atitude de fé a seu núcleo essencial: aceitar Jesus. "O centro vivo da fé é Jesus Cristo; só por meio dele podem os homens salvar-se, dele recebem o fundamento e a síntese de toda verdade". Ele é verdadeiramente "a chave, o centro, o fim do homem e também de toda a história humana". Crer em Jesus quer dizer confiar nele, abrir-se a ele até deixar-se transformar nele, aceitando-o por modelo de comportamento: "Dei-vos o exemplo, a fim de que, como eu vos fiz, também vós o façais" (Jo 13,15). Esta fé nele torna-se força dinâmica e criativa, capaz de testemunhar e de fazer Cristo e sua mensagem conhecidos e aceitos pelos homens. Os cristãos se deparam continuamente com religiões, projetos políticos, propostas sociais, sistemas de pensamentos, e todos eles se apresentam como salvadores. Como discernir o que vem de Deus e o que é tapeação que vem do mundo? Como distinguir a verdade do erro? João nos mostra que o critério está no projeto que Deus manifestou através de Jesus encarnado: ele realizou uma prática que promovia a vida e a liberdade dos homens. Todo projeto (religião, pensamento, sistema ou proposta) que não coincida com a prática de Jesus não vem de Deus.
ORAÇÃO INICIAL
·         Deus eterno e todo-poderoso, pela vinda do vosso Filho, vos manifestastes em nova luz. Assim como ele quis participar da nossa humanidade, nascendo da Virgem, dai-nos participar de sua vida no Reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 
 REFLEXÃO àMateus 4,12-17.23-25
·         Uma breve informação sobre o objetivo do Evangelho de Mateus. O evangelho de Mateus foi escrito na segunda metade do século primeiro, para encorajar as comunidades, frágeis e pequenas, dos judeus convertidos que viviam na região da Galiléia e da Síria. Sofriam perseguições e ameaças por parte dos irmãos judeus pelo fato de aceitar Jesus como Messias e acolher aos pagãos. Para fortalecê-las na fé, o evangelho de Mateus insiste em dizer que Jesus é realmente o Messias e que a salvação que Ele traz não é somente para os judeus, mas sim, para toda a humanidade. Logo, no começo de seu evangelho, na genealogia, Mateus já aponta à vocação universal de Jesus, já que como “Filho de Abraão” (Mt 1,1.17) ele será “fonte de benção para todas as nações” (Gn 12,3). Na visita dos magos, chegados do Oriente, sugere de novo que a salvação se dirige aos pagãos (Mt 2,1-12). No texto do evangelho de hoje, mostra como a luz que brilha na “Galiléia dos Gentios” brilha também fora das fronteiras de Israel, na Decápolis e mais além do Jordão (Mt 4,12-25). Mais adiante, no Sermão do Monte, Jesus dirá que a vocação da comunidade cristã é ser “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5,13-14) e pede amor para os inimigos (Mt 5,43-48). Jesus é o Servo de Deus que anuncia o direito às nações (Mt 12,18). Ajudado pela mulher cananéia, o próprio Jesus supera as fronteiras da raça (Mt 15,21-28). Supera também as leis de pureza que impediam a abertura do Evangelho para os pagãos (Mt 15,1-20). E no final quando Jesus envia seus discípulos a todas as Nações, fica ainda mais clara a universalidade da salvação (Mt 28,19-20). Mesmo assim, as comunidades são chamadas a abrir-se à todos, sem excluir ninguém, pois todos são chamados a viver como filhos e filhas de Deus.
·         Hoje o evangelho descreve como se iniciou esta missão universal. Foi a notícia da prisão de João Batista que levou Jesus a começar sua pregação. João havia dito: “Arrependei-vos, porque o Reino de Deus está próximo” (Mt 3,2). Por isto foi encarcerado por Herodes. Quando Jesus soube que João estava preso, voltou a Galiléia anunciando a mesma mensagem: “Arrependei-vos porque o Reino de Deus está próximo” (Mt 4,17). Com outras palavras, desde o começo, a pregação do evangelho trazia riscos, porém, Jesus não se deixou intimidar. Deste modo, Mateus anima às comunidades que estavam correndo os mesmos riscos de perseguição. E cita o texto de Isaias: “O povo que jazia nas trevas viu uma grande Luz”. Como Jesus, as comunidades são chamadas a ser “Luz dos povos”.
·         Jesus começa o anuncio da Boa Noticia andando por toda Galiléia. Não fica parado, esperando que as pessoas cheguem a ele. Ele mesmo vai as reuniões das pessoas, nas sinagogas, para anunciar sua mensagem. As pessoas levam-lhe enfermos, endemoninhados, e Jesus acolhe a todos e os cura. Este serviço aos enfermos forma parta da Boa Notícia e revela as pessoas a presença do Reino.
·         Assim, a fama de Jesus se estende por toda a região, atravessa as fronteiras da Galiléia, penetra na Judéia, chega até Jerusalém, vai até além do Jordão e alcança a Síria e a Decápolis. Ali nestas regiões se encontravam as comunidades para quem Mateus estava escrevendo seu evangelho. Agora, sabem que apesar de todas as dificuldades, estão sendo essa luz que brilha nas trevas.
PARA REFLEXÃO PESSOAL
·         Será que irradia alguma luz de você para os demais?
·         Hoje muitos se fecham na religião católica. Como viver hoje a universalidade da salvação?
 ORAÇÃO FINAL
·         (SALMO 2)
·         O Senhor é bom, sua misericórdia é eterna e sua fidelidade se estende de geração em geração. 





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