sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Lectio Divina - 09/01/15


DIA 09/01/15
PRIMEIRA LEITURA -- 1João 5,5-13
  • Aqui vencer o mundo não significa derrotá-lo como inimigo, mas sim, ganhá-lo como amigo, porque Deus quer que todos os homens se salvem e enviou seu Filho para que o mundo se salve através Dele, portanto, devemos entender que vencer o mundo significa ganhá-lo para Deus, assim como Jesus se apresenta como salvador de todos. Vence o mundo aquele que acredita que Jesus nos mostra plenamente Deus e não uma parte Dele como os antigos profetas. O testemunho de Jesus a igreja o vê apresentado nos sacramentos do batismo e da eucaristia, por isso, João fala da manifestação de Jesus mediante a água e o sangue, porque são os momentos de seu batismo e, de sua morte os constitutivos da realidade da igreja. Todavia, o Espírito Santo é quem dá testemunho da filiação divina de Jesus, por isso, nos dizia Paulo que o Espírito é quem nos impulsiona a chamar Deus de “Abba” e a Jesus “Senhor”, porque é o Espírito quem em nós dá origem à fé e a pregação de Jesus e ao chamado do Pai. É o Espírito Santo, o batismo e a eucaristia os portadores e os prosseguidores da vida cristã, porém, também são a antecipação da vida eterna a qual todos os homens são chamados e que podemos fazer nossa, mediante a docilidade do Espírito Santo e a fidelidade ao evangelho de Jesus.
ORAÇÃO INICIAL
  • Deus todo poderoso: tu que tens anunciado ao mundo, por meio da estrela, o nascimento do Salvador, manifesta-nos sempre este mistério e faz que a cada dia avancemos em sua contemplação. Por Nosso Senhor. Amém!
REFLEXÃO -- Lucas 5,12-16
  • Um leproso chega perto de Jesus. Era um excluído. Devia viver afastado dos demais. Quem o tocasse ficaria impuro! Porém, aquele leproso tinha muita coragem. Transgrediu as normas da religião para poder chegar perto de Jesus. Diz: “Senhor se queres, pode limpar-me. Ou seja: Não necessitas tocar-me! Basta que o Senhor queira para que eu me torne são!”. A frase revela duas enfermidades: (01)-a enfermidade da lepra que torna alguém impuro; (02)-a enfermidade da solidão em que estava condenado pela sociedade e pela religião. Revela também uma grande fé do homem no poder de Jesus. Profundamente compadecido, Jesus cura as duas enfermidades. Primeiro, para curar a solidão, toca o leproso. É como se dissesse: “Para mim, tu não é um excluído. Eu te acolho como irmão!”. Logo, cura a lepra dizendo: “Eu quero! Fique limpo!”.
  • Para poder entrar em contato com Jesus, o leproso havia transgredido as normas da lei. Mesmo assim, para poder ajudar aquele excluído e revelar-lhe assim um novo rosto de Deus, Jesus não segue as normas de sua religião e toca o leproso. Naquele tempo, quem tocava em um leproso era considerado impuro pelas autoridades religiosas e pela lei da época.
  • Jesus não só cura, mas, além disso, quer que a pessoa curada possa conviver. Reintegra a pessoa na convivência. Naquele tempo, para que um leproso fosse acolhido de novo na comunidade, necessitava de um certificado de cura por parte de um sacerdote. É como hoje. O enfermo sai do hospital só com um documento firmado pelo médico de plantão. Jesus obriga o leproso curado para que procure o documento, para que possa conviver com normalidade. Obriga as autoridades a que reconheçam que o homem foi curado.
  • Jesus proibiu o leproso que falasse da cura. O evangelho de Marcos informa que esta proibição não foi respeitada. O leproso,  assim que saiu, começou a falar e a contar detalhadamente todo o assunto. Por isso Jesus já não podia entrar publicamente nos povoados, tinha que andar pelos arrabaldes, em lugares afastados (Mc 1,45). Por quê? Porque Jesus havia tocado no leproso. Por isto, segundo a opinião da religião daquele tempo, agora Ele próprio era um impuro e tinha que viver afastado de todos. Não podia entrar nas cidades. E Marcos informa que o povo pouco se importava com as normas oficiais, pois, de todas as partes chegavam onde Ele estava (Mc 1,45). Subversão total!
  •  A dupla mensagem que Lucas e Marcos dão às comunidades de seu tempo e a todos nós hoje: (01)-anunciar a Boa Nova é dar testemunho da experiência concreta que se tem de Jesus. O leproso, o que é que anuncia? Conta aos demais o bem que Jesus lhe havia feito. Só isto! Tudo isto! E este testemunho leva aos demais a aceitar a Boa Nova de Deus que Jesus nos trouxe. (02)-Para levar a Boa Nova de Deus às pessoas não temos que ter medo de transgredir as normas religiosas que são contrárias ao projeto de Deus e que dificultam a comunicação, o diálogo e a vivência do amor. Ainda que isto ocasione dificuldades para a gente, como foi para Jesus.
PARA REFLEXÃO PESSOAL
  • Para ajudar ao próximo, Jesus transgrediu a lei da pureza. Existem hoje leis na igreja que dificultam ou impedem a prática do amor para com o próximo?
  • Para poder ser curado o leproso tem coragem diante da opinião pública de seu tempo. E eu?
ORAÇÃO FINAL
  • (SALMO 147,12-13)
  • Hoje serei fiel a Deus servindo a meus irmãos, sobretudo, aos mais próximos de mim.





Nenhum comentário:

Postar um comentário