terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Lectio Divina - 13/01/15



DIA 13/01/15
PRIMEIRA LEITURA -- Hebreus 2,5-12
  • Lendo esta passagem cabe pensar, que Deus jamais quis “compartilhar” sua glória e fazer o ser humano semelhante a Ele? Esta verdadeiramente é a loucura de Deus. Com quanta razão diz salmo 8 citado neste texto “Quem é o homem para combinar com Ele, o ser humano para dar-lhe poder?”. O fantástico é que isto já é uma realidade em todos os batizados, pois, por meio do batismo, Deus nos tem feito renascer e nos converte em irmãos de Cristo, co-herdeiros de sua glória, e sente-se honrado em chamar-nos de irmãos. Às vezes estamos tão acostumados a ouvir que Jesus é nosso irmão e que Deus é nosso Pai, que não percebemos o que isto significa. Pensemos por um momento que, somos irmãos de Steve Jobs, ou que nosso pai fosse o inventor da medicina que cura a enfermidade mais terrível. Não é certo que o proclamaríamos ao mundo inteiro, sentindo-nos muito, mas muito, orgulhosos de ser da família deles? Pois, isto é uma fantasia, o outro é uma verdade que supera qualquer outro parentesco: somos irmãos de Cristo chamados a compartilhar sua glória. Não valeria a pena começar a nos fazer conscientes deste parentesco e a sentir-nos muito, mas muito orgulhosos de sermos chamados “cristãos”, irmãos de Cristo e filhos de Deus?
ORAÇÃO INICIAL
  • Mostra-te favorável, Senhor, aos desejos e orações de teu povo; dá-nos luz para conhecer tua vontade e a força necessária para cumpri-la. Por Nosso Senhor. Amém.
REFLEXÃO -- Marcos 1,21b-28
  • O evangelho de ontem nos informava sobre uma primeira atividade de Jesus: chamou quatro pessoas para formar comunidade com Ele (Mc 1,16-20). O evangelho de hoje descreve a admiração das pessoas diante do ensinamento de Jesus (Mc 1,21-22) e o primeiro milagre expulsando um demônio (Mc 1,23-28). O evangelho de amanhã narra a cura da sogra de Pedro (Mc 1,29-31), a cura de muitos enfermos (Mc 1,32-34) e a oração de Jesus em um lugar solitário (Mc 1,35-39). Marcos recorre a estes episódios, que se transmitiam oralmente nas comunidades, e os uniu entre si como os ladrilhos em uma parede. Nos anos 70, época na qual ele escreve, as Comunidades necessitavam orientação. Ao descrever como foi o inicio da atividade de Jesus, Marcos indicava que deviam fazer para anunciar a Boa Nova. Marcos faz catequese contanto às comunidades os acontecimentos da vida de Jesus.
  • Jesus ensinava com autoridade, diferentemente dos escribas. A primeira coisa que as pessoas percebem é que Jesus ensinava de forma diferente. Não é tanto referente ao conteúdo, mas sim, a forma de ensinar que impressiona. Por meio desta forma diferente, Jesus cria uma consciência crítica nas pessoas com relação as autoridades religiosas da época. As pessoas percebem, comparam e dizem: Ensina com autoridade, diferente dos escribas. Os escribas da época ensinavam, citando autoridades. Jesus não cita nenhuma autoridade, mas, fala a partir de sua experiência de Deus e da vida. Sua palavra tem raiz no coração.
  • Veio para destronar-nos? Em Marcos, o primeiro milagre é a expulsão de um demônio. Jesus combate e expulsa o poder do mal que se apoderava das pessoas e as alienava de si mesmas. O individuo possuído gritava: “Eu te reconheço, tu és o Santo de Deus!”. O homem repetia o ensinamento oficial que representava o Messias como “Santo de Deus”, isto é, como um Sumo Sacerdote, ou como rei, juiz, doutor ou general. Hoje também, muita gente vive alienada de si, enganada pelo poder dos meios de comunicação, da propaganda do comércio. Repete o que ouve dizer. Vive escrava do consumismo, oprimida pelos empréstimos de dinheiro, ameaçada pelos credores. Muitos pensam que sua vida não é como deveria ser se não podem comprar aquilo que a propaganda anuncia e recomenda.
  • Jesus ameaça o espírito do mal: “Cala-te e sai desse homem!”. O espírito derruba o homem, lança um tremendo grito e sai dele. Jesus devolve as pessoas a eles mesmas. Faz com que a pessoa recupere seu perfeito juízo (cf Mc 5,15). Não era fácil, nem o foi ontem, nem é hoje, fazer com que uma pessoa comece a pensar e a agir de forma diversa da ideologia oficial.
  • Ensinamento novo! Os espíritos impuros inclusive o obedecem. Os primeiros sinais da Boa Nova que o povo percebe em Jesus, são estes: sua forma diferente de ensinar as coisas de Deus, e seu poder sobre os espíritos impuros. Jesus abre um novo caminho para que a pessoa chegue a ser pura. Naquele tempo, uma pessoa declarada impura não podia comparecer diante de Deus para rezar e receber a benção prometida por Deus a Abraão. Antes, tinha que purificar-se. Esta e muitas outras leis e normas dificultavam ávida da pessoa e marginalizavam  muita gente como impura, longe de Deus. Agora, purificadas pelo contato com Jesus, as pessoas impuras podiam comparecer de novo diante de Deus. Era uma grande Boa Nova para eles!
PARA REFLEXÃO PESSOAL
  • Posso dizer: “Sou totalmente livre, senhor de mim mesmo? Se não posso dizer a mim mesmo, então, algo em mim, está possuído por outros poderes. Como faço para expulsar este poder estranho?”.
  • Hoje muita gente não vive, mas, é vivida. Não pensa, mas é pensada pelos meios de comunicação. Não tem pensamento crítico. Não é dona de si mesma. Como expulsar este “demônio”?
ORAÇÃO FINAL
  • (Salmo 8,2.5)
  • Hoje em minha oração e durante todo o dia chamarei Deus como chamo normalmente meu pai terreno e a Jesus como a meus irmãos de sangue.





Nenhum comentário:

Postar um comentário