quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Lectio Divina - 14/01/15


DIA 14/01/15
PRIMEIRA LEITURA -- Hebreus 2,14-18
  • A liturgia nos propõe este belo texto que nos convida a refletir o quão importante somo diante de Deus. Distintamente ao que muitos puderam pensar, nós não somos uma criação qualquer, mas, única e exclusiva de Deus, criatura a qual, por meio de Jesus, nos incorporou a sua família e, por isso, podemos chamar verdadeiramente Deus de Pai. Porém, mais ainda, somos tão importantes e nossa vida é tão apreciada por Deus que enviou seu único Filho para que, dando sua vida em resgate, nos desse a vida. Imagine, pagou nossa vida eterna com a própria vida. Já não é mais escravo, mas, agora é filho de Deus. Como não responder com generosidade a um Deus que te ama tanto? Como não dar-lhe o melhor de ti Àquele que entregou seu sangue para que tivesse vida e a tivesse em abundância?
ORAÇÃO INICIAL
  • Mostra-te favorável, Senhor, aos desejos e orações de teu povo; dá-nos luz para conhecer tua vontade e a força necessária para cumpri-la. Por Nosso Senhor. Amém.
REFLEXÃO à Marcos -- 1,29-39
  • Jesus restaura a vida para o serviço. Depois de participar na celebração do sábado na sinagoga, Jesus entra na casa de Pedro e cura a sogra deste. A cura faz com que a mulher se coloque de pé e atenda aos demais. Uma vez recuperadas a saúde e a dignidade, começa a servir as pessoas. Jesus não somente cura a pessoa, mas, cura para que a pessoa se coloque a serviço da vida.
  • Jesus acolhe os marginalizados. Ao cair da tarde, terminado o sábado na hora em que aparece a primeira estrela no céu, Jesus acolhe e cura os enfermos e os possuídos que as pessoas lhe trazem. Os enfermos e os possuídos eram as pessoas mais marginalizadas naquela época. Não sabiam a quem recorrer. Estavam a mercê da caridade pública. Além disso, a religião os considerava impuros. Não podiam participar da comunidade. Era como se Deus os rejeitasse e excluísse. Jesus os acolhe. Assim, aparece em que consiste a Boa Nova de Deus e o que quer alcançar na vida da pessoa: acolher os marginalizados e aos excluídos, e reintegrá-los na convivência da comunidade.
  • Permanecer unido ao Pai pela oração. Jesus aparece rezando. Faz um esforço muito grande para ter o tempo e o ambiente apropriado para rezar. Levanta-se antes que os outros, para poder estar a sós com Deus. Muitas vezes, os evangelhos, nos falam da oração de Jesus em silêncio (Mt 14,22-23; Mc 1,35; Lc 5,15-16; 3,21-22). Através da oração, Ele mantém viva em si a consciência de sua missão.
  • Manter viva a consciência da missão e não fechar-se no resultado obtido. Jesus se tornou conhecido. Todos iam atrás Dele. Esta publicidade agradou aos discípulos. Foram buscar Jesus para levá-lo de novo junto as pessoas que o procuravam, e dizem: Todos te procuram. Pensavam que Jesus ia participar no banquete. Enganaram-se! Jesus não foi e disse: Vamos para outros lugares!. Ele precisamente para isto. Estranharam seguramente. Jesus não era como imaginavam. Tinha uma consciência muito mais clara de sua missão e queria transmiti-la aos discípulos. Não quer que se fechem no resultado já obtido. Não devem olhar atrás. Como Jesus, devem manter bem viva a consciência de sua missão. É a missão recebida do Pai que deve orientá-los na tomada de decisões.
  • Foi precisamente para isto, que ele veio. Este foi o primeiro mal entendido entre Jesus e os discípulos. De momento, não é uma pequena divergência. Mais adiante, no evangelho de Marcos, este mal entendido, apesar das muitas advertências de Jesus, cresce e chega quase a uma ruptura entre Jesus e os discípulos (cf. Mc 8,14-21.32-33;9,32;14,27). Hoje também existem mal entendidos no anuncio da Boa Nova. Marcos ajuda-nos a prestar atenção nas divergências, para não permitir que cresçam até chegar a uma ruptura.
PARA REFLEXÃO PESSOAL
  • Jesus não veio para ser servido, mas, para servir. A sogra de Pedro começa a servir. Eu faço de minha vida um serviço a Deus e aos irmãos e irmãs?
  • Jesus mantinha viva a consciência de sua missão mediante a oração. E minha oração?
ORAÇÃO FINAL
  • (Salmo 104)
  • Hoje, em cada decisão que tomar me perguntarei: Jesus faria assim? Consciente de que Jesus é quem está vivendo em mim.






Nenhum comentário:

Postar um comentário