quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Lectio Divina - 15/01/15


DIA 15/01/15
PRIMEIRA LEITURA -- Hebreus 3,7-14
  • Um dos perigos latentes de nossa comunidade cristã é o que poderia chamar: O risco da normalidade. Isto é, o pensar que nossa vida “não é tão má”, que não somos grandes pecadores, pois, não matamos, não roubamos bancos, vamos a missa aos domingos, etc. Tudo isto é claramente uma forma de endurecer o coração. Deus nos chamou para ser SANTOS, a mediocridade na vida espiritual, sobretudo, em nossa relação com Deus, esfria o coração e o endurece. Por isso, o autor desta carta convida a comunidade a animar-se mutuamente para que nenhum pecado chegue a endurecer seu coração. Esta ajuda deve ser diária, já que é o único tempo que temos: o ontem já não existe e o amanhã ainda não chegou. Tire um tempo para compartilhar tua fé com os demais e não permitas jamais que chegue a tua vida o “risco da normalidade!”.
ORAÇÃO INICIAL
  • Mostra-te favorável, Senhor, aos desejos e orações de teu povo; dá-nos luz para conhecer tua vontade e a força necessária para cumpri-la. Por Nosso Senhor. Amém.
REFLEXÃO -- Marcos 1,40-45
  • Acolhendo e curando o leproso Jesus revela um novo rosto de Deus. Um leproso chega perto de Jesus. Era um excluído, um impuro. Devia viver afastado. Porém, aquele leproso tinha muito valor. Transgrediu as normas da religião para poder chegar perto de Jesus. E grita: “Se queres, podes me limpar!”. Isto é, “não precisa tocar-me! Basta querer para que eu seja curado!”. A frase revela duas enfermidades: a)- a enfermidade da lepra que o tornava impuro; b)- a enfermidade da solidão a qual era condenado pela sociedade e pela religião. Revela ao mesmo tempo a grande do homem no poder de Jesus. Profundamente compadecido, Jesus cura as duas enfermidades. Primeiro, para curar a solidão, toca o leproso. E é como se dissesse: “Para mim, tu não és um excluído. Eu te acolho como irmão!”. Em seguida, cura a lepra dizendo: “Quero, fique limpo!”. O leproso, para poder entrar em contato com Jesus, havia transgredido as normas da lei. Da mesma forma, Jesus, para poder ajudar aquele excluído e assim revelar um novo rosto de Deus, transgride as normas de sua religião e toca o leproso. Naquele tempo,  quem tocasse num leproso, se tornava impuro diante das autoridades religiosas e diante da lei da época.
  • Reintegrar os excluídos na convivência fraterna. Jesus não somente cura, mas, além disso, quer que a pessoa curada possa conviver de novo com os demais. Reintegra a pessoa na convivência. Naquele tempo, para que um leproso fosse de novo acolhido na comunidade, tinha que ter um atestado firmado por um sacerdote. É como hoje. O enfermo sai do hospital só se tiver um atestado médico firmado por um doutor. Jesus obriga o leproso a buscar o documento, para que possa conviver com normalidade. Obriga as autoridades a reconhecer que o homem havia sido curado.
  • O leproso anuncia o bem feito por Jesus, e Jesus se torna um excluído. Jesus havia proibido o leproso de falar da cura. Porém, não conseguiu. O leproso, quando se foi, começou a divulgar a notícia, de modo que Jesus já não podia entrar publicamente no povoado, tinha que andar pelos arredores, em lugares separados. Por quê? É que Jesus havia tocado num leproso. Por isso, na opinião pública daquele tempo, Jesus, agora também era impuro e tinha que viver afastado de todos. Não podia entrar nas cidades. Porém, Marcos mostra que o povo pouco importou com essas normas oficiais, pois, de todos os lados chegavam pessoas para ver Jesus. Subversão total!
  • Resumindo. Tanto nos anos 70, época na qual Marcos escreve, como hoje, época na qual vivemos, era e continua sendo importante ter diante de nós alguns modelos de como viver e anunciar a Boa Nova de Deus e de como avaliar nossa missão. Nos versos de 16 as 45 do primeiro capítulo de seu evangelho, Marcos descreve a missão da comunidade e apresenta oito critérios para que as comunidades de seu tempo pudessem avaliar sua missão. Objetivo da missão: 1)- Mc 1,16-20: Formar Comunidades; 2)- Mc 1,21-22: Criar consciência crítica; 3)- Mc  1,23-28: Lutar contra o poder do mal; 4)- Mc 1,29-31: Restaurar a vida para o serviço; 5)- Mc 1,32-34: Acolher os marginalizados; 6)- Mc 1,35: Permanecer unido ao Pai; 7)- Mc 1,36-39: Não parar apenas nos resultados e 8)- Mc  1,40-45: Reintegrar os excluídos.
PARA REFLEXÃO PESSOAL
  • Anunciar a Boa Nova consiste em dar testemunho da experiência concreta que temos de Jesus. O leproso, o que é que anuncia? Conta aos demais o bem feito por Jesus. Só isto! Tudo isto! E é o este testemunho que leva os demais a aceitar a Boa Nova que Jesus nos trás? Qual testemunho que eu estou dando?
  • Para levar a Boa Nova de Deus, as pessoas, não se permite ter medo de transgredir as normas religiosas que são contrárias ao projeto de Deus e que dificultam a comunicação, o diálogo e a vivência do amor. Ainda que isto trouxesse dificuldades para a pessoa, como as conduziu Jesus? Teve este valor?
ORAÇÃO FINAL
  • (Salmo 95,6-7)
  • Hoje falarei de minha fé a pessoa que esteja de meu lado, e a farei saber que somos membros de uma pequena comunidade, também parte do corpo de Cristo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário