quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Lectio Divina - 19/02/15



DIA 19/02/15
PRIMEIRA LEITURA -- Deuteronômio 30,15-20
·         Não devemos nunca esquecer que o cristianismo é e sempre foi uma opção pessoal. É por esta adesão pessoal que o homem escolhe viver de acordo com o Evangelho e com isso, como nos refere o texto, escolhe a Vida. Pelo modo como se tem desenvolvido nos últimos séculos nossa evangelização, entendemos que esta escolha não é uma realidade em muitos de nossos irmãos. Muitos são só cristãos pelo batismo, porém, não tem feito uma opção pessoal por Cristo e seu evangelho. Isto leva a frieza e ao desinteresse na vida religiosa e espiritual. Deus nos propõe de novo nesta Quaresma fazer esta escolha; cada um de nós deve tomar a decisão mais importante de nossa vida, a decisão para escolher entre a vida e a morte. Façamos um projeto espiritual para que esta Quaresma nos ajude a aprofundar em nossa opção por Jesus.
ORAÇÃO INICIAL
·         Oh Deus força dos que em ti esperam, ouça nossas súplicas, pois, o homem é frágil e sem ti nada pode, concede-nos a ajuda de tua graça para guardar teus mandamentos e agradar-te com nossas ações e desejos. Por Nosso Senhor...
REFLEXÃO à Lucas -- 9,22-25
·         O evangelho de hoje é uma versão abreviada do evangelho que já meditamos em janeiro (segunda-feira da 2ª Semana Comum), quando nos foi proposto o mesmo assunto do jejum (Mc 2,18-22), mas com uma pequena diferença. A liturgia de hoje omitiu os acréscimos sobre o remendo novo em pano velho e sobre vinho novo em odre velhos (Mt 9,16-17), e concentrou a sua atenção no jejum.
·         Jesus não insiste na prática do jejum.  O jejum é um costume muito antigo, praticado em quase todas as religiões. O próprio Jesus praticou-o durante quarenta dias (Mt 4,2). Mas ele não insiste com os discípulos para que façam o mesmo. Deixa a eles a liberdade. Por isso, os discípulos de João Batista e dos fariseus, que eram obrigados a jejuar, querem saber porque Jesus não insiste no jejum.
·         Enquanto o noivo, está com eles não precisam jejuar. Jesus responde com uma comparação. Enquanto o noivo está com os amigos do noivo, isto é, durante a festa do casamento, estes não precisam jejuar. Jesus se considera o noivo. Os discípulos são os amigos do noivo. Durante o tempo em que ele, Jesus, estiver com os discípulos, é festa de casamento. Chegará o dia em que o noivo vai ser tirado. Aí, se eles quiserem, poderão jejuar. Nesta frase Jesus alude à sua morte. Sabe e sente que, se ele continuar neste caminho de liberdade, as autoridades religiosas vão querer matá-lo.
·         O jejum e a abstinência de carne são práticas universais e bem atuais. Os muçulmanos têm o jejum do mês do Ramadan, durante o qual não comem nem bebem, desde o nascer até o pôr do sol. Cada vez mais, há pessoas que, por motivos diversos, se impõem a si mesmas alguma forma de jejum. O jejum é um meio importante para se chegar a um domínio de si mesmo, a um auto-controle, como existe em quase todas as religiões e como é apreciado pelos esportistas.
·         A Bíblia faz muita referência ao jejum. Era uma forma de se fazer penitência e provocar a conversão. Através da prática do jejum, os cristãos imitavam Jesus que jejuou quarenta dias. O jejum visa alcançar a liberdade da mente, o controle de si, uma visão crítica da realidade. É um instrumento para manter livre a mente e para não se deixar levar por qualquer vento. Através do jejum, a clareza da mente aumenta. É também uma forma de cuidar melhor da saúde. O jejum pode ser uma forma de identificação com os pobres que fazem jejum forçado o ano inteiro e raramente comem carne. Existe o jejum como protesto: Dom Luis Cappio.
·         Mesmo que hoje não se pratique mais o jejum e a abstinência, o objetivo que estava na base desta prática continua inalterada como força que deve animar a nossa vida: participar na paixão, morte e ressurreição de Jesus. Doar a vida para poder possuí-la em Deus. Tomar consciência de que o compromisso com o Evangelho é uma viagem sem retorno, que exige perder a vida para poder possuí-la e reencontrar tudo na total liberdade.
PARA REFLEXÃO PESSOAL
·         Qual a forma de jejum você faz? E se não faz, qual a forma que você poderia fazer?
·         Como o jejum pode ajudar-me a preparar-me melhor para a festa de páscoa?
ORAÇÃO FINAL
·         (SALMO 01)
·         A partir de hoje começarei a trabalhar em sacrifícios e penitências que realmente irão criando espaços em mim para poder aproximar-me de Deus.







Nenhum comentário:

Postar um comentário