quarta-feira, 4 de março de 2015

Lectio Divina - 04/03/15


DIA 04/03/15
PRIMEIRA LEITURA -- Jeremias 18,18-20
·         Existem ocasiões em nossa vida nas quais sentimos que tudo é derrubado a nosso redor, nossa saúde fica debilitada, nossos negócios não vão bem, a economia vai para baixo, problemas com a família, com a comunidade, etc. É precisamente nestes momentos nos quais o ser cristão se coloca totalmente manifesto, já que enquanto o comum nas pessoas é o desespero e a procura da solução da crise com suas próprias mãos, o cristão convida Deus para intervir para poder superar juntos tal crise. Isto faz com que a paz permaneça no coração do homem, pois, sabe que Deus é poderoso, sabe que o ama e que não o abandonará jamais. Quando te sentires atribulado e não encontrar solução para teus problemas, clama a Deus como o profeta: “Senhor, atende-me!”. Então será testemunho do poder e da infinita misericórdia de Deus. 
ORAÇÃO INICIAL 
·         Senhor guarde tua família no caminho do bem que tu lhe mostraste; e faz que, protegida por tuas mãos, em suas necessidades temporais, tenha com maior liberdade os bens eternos. Por Nosso Senhor...
REFLEXÃO -- Mateus 20,17-28
·         O Evangelho hoje fala de três assuntos: o terceiro anuncio da paixão, o pedido da mãe dos filhos de Zebedeu e a discussão dos discípulos que querem o primeiro posto.
·         Mateus 20,17-19: O Terceiro anuncio da paixão. Estão a caminho para Jerusalém. Jesus os precede. Sabe que o matarão. O profeta Isaias já havia anunciado (Is 50,4-6;53,1-10). Por isto, sua morte não é fruto de um plano já preestabelecido, mas sim é conseqüência de um compromisso assumido com a missão recebida do Pai junto com os excluídos de seu tempo. Por isto, Jesus alerta aos discípulos sobre a tortura e a morte que encontrarão em Jerusalém. Pois, o discípulo tem de seguir seu mestre, ainda que, vá sofrer com ele. Os discípulos estão assustados e o acompanham com medo. Não entendem o que está ocorrendo (cf. Lc 18,34). O sofrimento não está de acordo com a idéia que eles têm do messias (cf. Mt 16,21-23). 
·         Mateus 20,20-21: O pedido da mãe que pede o primeiro posto para seus filhos. Os discípulos não só não entendem o alcance da mensagem de Jesus, mas continuam com suas ambições pessoais. Jesus insistia no serviço e na entrega, e eles continuavam com suas ambições pessoais e pediam os primeiros postos no Reino. A mãe de Tiago e de João, levando consigo os dois filhos se aproxima de Jesus e pede um lugar na glória do Reino para seus filhos, um a direita e outro a esquerda de Jesus. Os dois não entenderam a proposta de Jesus. Estavam preocupados somente com seus próprios interesses. Sinal de que a ideologia dominante da época havia penetrado profundamente na mentalidade dos discípulos. Apesar da convivência de vários anos com Jesus, não haviam renovado sua maneira de ver as coisas. Olhavam para Jesus com o olhar antigo. Queriam uma recompensa pelo fato de seguir Jesus. As mesmas tensões existiam nas comunidades no tempo de Mateus e existem hoje em nossas comunidades.
·         Mateus 20,22-23: A resposta de Jesus. Jesus reage com firmeza: “Vocês não sabem o que estão pedindo!”. E pergunta se são capazes de beber o cálice que Ele, Jesus vai beber, e se estão dispostos a receber o batismo que Ele vai receber. É o cálice do sofrimento, o batismo de sangue. Jesus quer saber se eles, ao invés de lugar de primeiro plano, aceitam entregar sua vida até a morte. Os dois respondem: “Aceitamos!”. Parece uma resposta da boca para fora, pois, poucos dias depois, abandonaram Jesus e o deixaram só na hora do sofrimento (Mc 14,50). Eles não tem muita consciência critica, nem percebem a realidade pessoal. Quanto ao lugar de primeiro plano no Reino ao lado de Jesus, quem o dá é o Pai. O que Jesus tem para oferecer é o cálice e o batismo, o sofrimento e a cruz.
·         Mateus 20,24-27: Entre vocês não seja assim. Jesus fala, de novo, sobre o exercício do poder (Cf. 9,33-35). Naquele tempo, os que detinham o poder não prestavam atenção nas pessoas. Agiam conforme o que ouviam (Cf. Mc 6,27-28). O império romano controlava o mundo e o mantinha submetido pela força das armas e assim, através dos tributos, impostos e taxas, conseguia concentrar a riqueza das pessoas em mãos de poucos ali de Roma. A sociedade estava caracterizada pelo exercício repressivo e abusivo do poder. Jesus Tem outra proposta. Diz: “Entre vós não deve ser assim! Quem quer ser o maior, seja o servidor de todos”. Ensina contra os privilégios e as rivalidades. Quer mudar o sistema e insiste no serviço como remédio contra a ambição pessoal.
·         Mateus 20,28: O resumo da vida de Jesus. Jesus define sua missão e sua vida: “Não vim para ser servido, mas sim para servir!”. Veio dar sua vida em resgate de muitos. Ele é o Messias servo, anunciado pelo profeta Isaias (cf. Is 42,1-9; 49,1-6; 50,4-9; 52,13-53,12). Aprendeu de sua mãe, que disse: “Eis aqui a escrava do Senhor!” (Lc 1,38). Proposta totalmente nova para a sociedade daquele tempo.
PARA REFLEXÃO PESSOAL
·         Tiago e João pedem favores, Jesus promete sofrimentos. Eu, o que é que peço ao Senhor na oração? Como aceito o sofrimento e as dores que acontecem em minha vida?
·         Jesus disse: “Entre vocês não seja assim!”. Minha forma de viver em comunidade está de acordo com esse conselho de Jesus?
ORAÇÃO FINAL 
·         (SALMO 31,5-6)
Hoje orarei à Deus para pedir especialmente por aquelas pessoas que me perseguem, que me molestam, que parecem alegrar-se com meu sofrimento. Levantarei uma oração pedindo ao Pai Celestial que tenha misericórdia deles, e eu mesmo mostrarei misericórdia, a fim de que encontrem a verdadeira vida em Jesus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário