quarta-feira, 11 de março de 2015

Lectio Divina - 11/03/15


DIA 11/03/15
PRIMEIRA LEITURA -- Deuteronômio  4,1.5-9
  • Se nos perguntássemos por que vivemos em um mundo tão corrupto, cheio de injustiça, infidelidade, violência, etc., talvez a resposta fosse: porque esquecemos de transmitir à nossos filhos a verdade e a fé. É triste que para muitos de nós, a única instrução que temos tido sobre a fé tem sido a catequese apressada para fazer a Primeira Comunhão. Em muitas de nossas casas nunca se fala de Deus, de seus mandamentos, dos valores e fundamentos do evangelho. O autor do Deuteronômio já advertia o povo de Israel: “Não esqueçam nem deixem que se separem de teu coração estes mandamentos… mas, transmita-os a teus filhos”. Quando o homem se afasta de Deus e de seus mandamentos, tudo se converte em relativismo. Deixemos em nossas casas um tempo para compartilhar a oração e a fé.
ORAÇÃO INICIAL
  • Cheios do sentido cristão da Quaresma e alimentados com tua Palavra, te pedimos, Senhor, que te sirvamos fielmente com nossas penitências e perseveremos unidos na caminhada. Por Nosso Senhor…
REFLEXÃO --  MATEUS 5,17-19
  • O evangelho de hoje ensina como observar a lei de Deus de maneira que sua prática mostre em que consiste o pleno cumprimento da lei. Mateus escreve para ajudar as comunidades de judeus convertidos a superara as criticas dos irmãos de raça que os acusam dizendo: “Vocês são infiéis a lei de Moisés”. O próprio Jesus havia sido acusado de infidelidade a lei de Deus. Mateus trás a resposta esclarecedora de Jesus aos que o acusavam. Assim nos dá uma luz para ajudar as comunidades a resolver seus problemas.
  • Usando imagens da vida cotidiana, com palavras simples e diretas, Jesus havia dito que a missão da comunidade, sua razão de ser, é ser sal e luz. Havia dado alguns conselhos a respeito da cada uma das imagens. A continuação vem dos três breves versículos do Evangelho de hoje.
  • MATEUS 5,17-18: NEM UMA VÍRGULA DA LEI DEIXARÁ DE SER VÁLIDA. Havia várias tendências nas comunidades dos primeiros cristãos. Uns pensavam que não era necessário observar as leis do Antigo Testamento, pois, é a fé em Jesus que salva e não a observância da Lei (Rm 3,21-26). Outros aceitavam Jesus como Messias, porém,  não aceitavam a liberdade do Espírito com que algumas comunidades viviam a presença de Jesus ressuscitado. Pensavam que eles, sendo judeus, deviam continuar observando as leis do AT (At 15,1-5). Havia, além disso, cristãos que viviam tão plenamente na liberdade de Espírito, que haviam deixado de olhar a vida de Jesus de Nazaré ou o AT e que diziam: “Anátema seja Jesus!” (1Cor 12,3). Diante destas tensões, Mateus procura um equilíbrio além dos extremos. A comunidade tem de ser um espaço, onde este equilíbrio possa ser alcançado e vivido. A resposta dada por Jesus aos que o criticavam continua bem atual para as comunidades: “Não vim para abolir a lei, mas, para dar-lhe pleno cumprimento!”. As comunidades não podiam estar contra a Lei, nem podiam fechar-se na observância da lei. Como Jesus, devia dar um passo e mostrar, na prática, qual é o objetivo que a lei quer alcançar na vida de cada pessoa, a saber, na prática perfeita do amor.
  • MATEUS 5,17-18: NEM UMA VÍRGULA DA LEI DEIXARÁ DE EXISTIR. E aos que queriam desfazer-se de toda lei, Mateus lembra outra palavra de Jesus: “Portanto, os que transgredirem um desses mandamentos menores e, assim ensinarem aos homens, será o mais pequeno no Reino dos Céus; ao contrário, os que observarem os mandamentos e o ensinarem, esse será grande no Reino dos Céus”. A grande inquietude do Evangelho de Mateus é mostrar que o AT, Jesus de Nazaré e a vida no Espírito Santo, não podem separar-se. Os três são partes do mesmo e único projeto de Deus e nos comunicam a certeza central da fé: o Deus de Abraão e Sara está presente no meio das comunidades pela fé em Jesus de Nazaré que nos manda seu Espírito.
PARA REFLEXÃO PESSOAL
  • Como vejo e vivo a lei de Deus: como horizonte de liberdade crescente ou como imposição que delimita minha liberdade?
  • O que é que podemos fazer hoje para os irmãos e as irmãs que consideram toda esta discussão como superada e desatualizada? O que é que podemos aprender deles?
ORAÇÃO FINAL
  • (SALMO 147,12-13)
  • Neste dia buscarei a oportunidade e compartilharei de uma maneira agradável algo bom do que a Palavra de Deus me deixa no dia a dia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário