sexta-feira, 1 de maio de 2015

Lectio Divina - 01/05/15



DIA 01/05/15
PRIMEIRA LEITURA à Atos 13,26-33
  •          Quando o coração está cheio de amor de Deus não pode fazer outra coisa a não ser amar e convidar a conhecer o amor de Deus por meio do anuncio da Boa Noticia do Evangelho. Paulo, enamorado e seduzido por este amor, não para de convidar tudo mundo para conhecer e participar da vida no Espírito, a qual se tornou uma realidade pela ressurreição de Jesus Cristo e o enviou do Espírito Santo. Você também pode com sua vida, com tuas atitudes, com teu amor, ser um convite aberto e constante para que os que vivem a teu lado participem e desfrutem também do céu, não só no final de sua vida, mas sim, inclusive já desde agora. Converta-te você também em um testemunho de Jesus em tua comunidade.

ORAÇÃO INICIAL
  •        Senhor Deus, origem de nossa liberdade e de nossa salvação, ouça as súplicas daqueles que te invocam, e que tens nos salvado pelo sangue de teu Filho, faz com que vivamos sempre em ti e em ti encontremos a felicidade eterna. Por Nosso Senhor...

REFLEXÃO à João 14,1-6
  • Estes cinco capítulos é um lindo exemplo de como as comunidades do Discípulo Amado dos finais do primeiro século faziam catequese, ali na Ásia Menor, atual Turquia. Por exemplo, neste capítulo 14, as perguntas dos três discípulos Tomé (Jo 14,5), Felipe (Jo 14,8) e Judas Tadeu (Jo 14,22), eram também as perguntas e os problemas das Comunidades. Assim, as respostas de Jesus para os três era um espelho nas quais as comunidades encontravam uma resposta à suas próprias dúvidas e dificuldades.  Para perceber melhor o ambiente em que se fazia catequese, devemos fazer o seguinte. Durante ou depois da leitura do texto, é bom fechar os olhos e imaginar que se está na sala no meio dos discípulos, participando do encontro com Jesus. Na medida em que se vai ouvindo, é bom procurar prestar atenção como Jesus prepara seus amigos para a separação e lhes revela sua amizade, transmitindo segurança e apoio.
  • João 14,1-2: NADA TE PERTURBE. O texto começa com uma exortação: “Não se perturbe vosso coração!”. Em seguida diz: “Na casa de meu Pai existe diversas moradas”. A insistência em conservar palavras de ânimo que ajudam a superar a perturbação e as divergências, é um sinal que havia muita polêmica e divergências entre as comunidades. Umas diziam as outras: “Nossa maneira de viver a fé é melhor que a vossa. Nós nos salvamos! Vós estais equivocados! Se queres ir ao céu, convertam-se e viva como nós vivemos”. Jesus disse: “Na casa de meu Pai existem muitas moradas!”. Não é necessário que todos pensem do mesmo modo. O importante é que todos aceitem Jesus como revelação do Pai e que, por amor para com Ele, tenham atitudes de compreensão, de serviço e de amor. Amor e serviço são o cimento que une entre si os ladrilhos e faz com que as diversas comunidades sejam uma igreja de irmãos e de irmãs.
  • João 14,3-4: JESUS SE DESPEDE. Jesus diz que vai preparar um lugar e que depois voltará para levar-nos com Ele para a casa do Pai. Ele quer que estejamos todos com Ele para sempre. O retorno do qual Jesus fala é a vinda do Espírito que Ele manda e que age em nós, para que possamos viver como Ele viveu (Jn 14,16-17.26; 16,13-14). Jesus termina dizendo: “E para onde vou sabeis o caminho!”. Quem conhece Jesus, conhece o caminho, pois, o caminho é a vida que Ele viveu e que o levou através da morte para junto do Pai.
  • João 14,5-6: TOMÉ PERGUNTA PELO CAMINHO. Tomé diz: “Senhor, não sabemos para onde vai. Como podemos conhecer o caminho?”. Jesus responde: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim!”. Três palavras importantes. Sem um caminho, não se anda. Sem verdade, não se acerta. Sem vida, só existe morte! Jesus explica o sentido, porque “ninguém vai ao Pai, senão por mim!”. Pois, Ele é porta por onde as ovelhas entram e saem (Jo 10,9). Jesus é a verdade, porque olhando para Ele,  estamos vendo a imagem do Pai. “Se vós me conhecêsseis, conheceriam também o Pai!”. Jesus é a vida, porque caminhando como Jesus caminhou, estaremos unidos ao Pai e teremos a vida em nós.
PARA REFLEXÃO PESSOAL
  • Que bons encontros guardas na memória e que te são forças para teu caminhar?
  • Jesus diz: “Na casa de meu Pai existem diversas moradas”. O que é que significa esta afirmação para nós, hoje?
ORAÇÃO FINAL
  • (SALMO 2)
Hoje lembrarei o modo em que Deus me chamou e a repercussão de minha resposta até hoje, também retificarei que continuo firme até o final.




Nenhum comentário:

Postar um comentário