segunda-feira, 25 de maio de 2015

Lectio Divina - 25/05/15



DIA 25/05/15
PRIMEIRA LEITURAà Eclesiástico 17,20-28
  • Um dos livros cheios de conselhos sobre como viver a vida de fidelidade a Deus, é o livro do Eclesiástico, também conhecido como livro de Sirácida. A passagem que nos propõe hoje a liturgia centra sua atenção na conversão, a qual não é algo que acontece em um momento, mas sim, é um processo que se inicia em um momento e se prolonga durante toda a vida. Este processo se chama em grego: “METANÓIA”, que significa: “MUDAR DE RUMO”. Ao finalizar os tempos fortes da Páscoa e da Quaresma, a igreja nos convida a retomar nosso caminho de conversão, o qual, procura diante de tudo quitar os obstáculos que nos impedem viver na graça e no amor de Deus. Deus nos tem presenteado seu Espírito para que em nossa vida brilhe sua luz e seu amor se faça manifesto aos demais. Tem-nos dado, junto com isto, a força para que evitemos (sempre em um processo) tudo o que nos afasta de Jesus. Retoma com ânimo renovado teu caminho de perfeição no Senhor.
ORAÇÃO INICIAL
  • Concede-nos tua ajuda, Senhor, para que o mundo progrida, segundo teus desígnios; gozem as nações de uma paz estável e tua igreja se alegre de poder servir-te com uma entrega confiada e pacífica.  Por Nosso Senhor...
REFLEXÃO à Marcos 10,17-27
  • O evangelho de hoje narra duas coisas: (a)-conta a história do homem rico que pergunta pelo caminho da vida eterna, e (b)-Jesus chama a atenção sobre o perigo das riquezas. O homem rico não aceitou a proposta de Jesus, pois, era muito rico. Uma pessoa rica esta protegida pela segurança que a riqueza lhe dá. Tem dificuldade em abrir a mão e deixar escapar esta segurança. Agarrada às vantagens de seus bens vive defendendo seus próprios interesses. Uma pessoa pobre não costumava ter esta preocupação. Porém, pode ter uma cabeça de rico. Então, o desejo de riqueza cria nela uma dependência e faz que esta pessoa se torne escrava do consumismo. Existe gente que tem tantas atividades que já não tem tempo para dedicar-se ao serviço do próximo. Com esta problemática na cabeça, tanto das pessoas como dos países, vamos meditar o texto do homem rico.
  • Marcos 10,17-19: A Observância dos mandamentos e da vida eterna. Alguém chega próximo de Jesus e lhe pergunta: “Bom Mestre, o que é que devo fazer para ter por herança a vida eterna?”. O evangelho de Mateus informa que se trata de um jovem. (Mt 19,20.22). Jesus responde bruscamente: “Por que é que me chamas de bom? Ninguém é bom, mas sim, somente Deus!”. Jesus afasta a atenção sobre si mesmo e aponta para Deus, pois, o que importa é fazer a vontade de Deus, revelar o Projeto do Pai. Em seguida, Jesus afirma: “Já conhece os mandamentos: Não matar, não cometer adultério, não roubar, não levantar falso testemunho, não ser injusto, honrar pai e mãe”. É importante olhar bem a resposta de Jesus. O jovem havia perguntado pela vida eterna. Queria viver próximo de Deus! Mas, Jesus não menciona os três primeiros mandamentos que definem nossa relação com Deus. Lembra os mandamentos que falam do respeito à vida próxima do próximo! Para Jesus, só conseguimos estar bem com Deus, se estamos bem com o próximo. Não serve de nada enganar-se. A porta para chegar a Deus é o próximo.
  • Marcos 10,20: Observar os mandamentos, para que serve? O homem responde dizendo que já observava os mandamentos desde a sua juventude. O que é curioso é o seguinte. Ele havia perguntado pelo caminho da vida. Agora, o caminho da vida era e continua sendo: fazer a vontade de Deus expressa nos mandamentos. Quer dizer, que ele observava os mandamentos sem saber a que serviam. Do contrário, não haveria feito a pergunta. É como ocorre a muitos católicos de hoje: não sabem dizer para que é que serve ser católico. “Nasci em um país católico, por isto sou católico!”. Coisa de costumes!
  • Marcos 10,21-22: Compartilhar os bens com os pobres e seguir Jesus. Ouvindo a resposta do jovem: “Jesus fixando nele seus olhos, o chamou e disse: Uma coisa te falta, ande quanto tens vende-os e dê aos pobres e terás um tesouro no céu, depois, vem e segue-me!”. A observância dos mandamentos é apenas o primeiro degrau de uma escada que vai mais além e mais alto. Jesus pede mais! A observância dos mandamentos prepara a pessoa para que possa chegar a entrega total de si a favor do próximo. Jesus pede muito, porém, o pede com muito amor. O jovem não aceitou a proposta de Jesus e se foi “porque tinha muitos bens”.
  • Marcos 10,23-27: O camelo e o buraco da agulha. Depois que o jovem se foi, Jesus comentou sua decisão: “É difícil que aqueles que tenham riquezas entrem no Reino dos Céus! É mais fácil que um camelo passe pelo buraco da agulha, que um rico entrar no Reino de Deus”. A expressão “entrar no Reino” indica não só e em primeiro lugar a entrada no céu depois da morte, mas sim, também e, sobretudo, a entrada na comunidade ao redor de Jesus. A comunidade é e deve ser uma mostra do Reino. A alusão à impossibilidade de que um camelo passe pelo buraco da agulha vem de um provérbio popular da época usado pelo povo para dizer que uma coisa era humanamente impossível. Os discípulos ficaram desconcertados diante da afirmação de Jesus e se perguntavam uns aos outros: “Quem poderá se salvar?”. Sinal de que não haviam entendido a resposta de Jesus ao jovem rico: “Vai, vende todos seus bens e dê aos pobres, depois vem e segue-me!”. O jovem havia observado os mandamentos desde sua juventude, mas, sem entender porque da observância. Algo semelhante estava acontecendo com os discípulos. Eles já haviam abandonado todos os bens segundo havia pedido Jesus ao jovem rico, porém, sem entender o porquê do abandono! Se não houvessem entendido não haveriam ficado assombrados diante da exigência de Jesus. Quando a riqueza ou o desejo de riqueza ocupam o coração e os olhos, a pessoa deixa de perceber o sentido do evangelho. Só Deus pode ajudar! Jesus olha para os discípulos e diz: “Para os homens é impossível, porém, não para Deus. Porque tudo é possível para Deus!”.    
PARA REFLEXÃO PESSOAL
·         Uma pessoa que vive preocupada com sua riqueza ou que vive adquirindo as coisas da propaganda da televisão, pode libertar-se de tudo para seguir Jesus e viver em paz em uma comunidade cristã? É possível? O que você pensa? Como você faz?
·         Conhece alguém que conseguiu deixar tudo pelo Reino? O que é que significa hoje para nós: “Vai, vende tudo, dê aos pobres?”. Como entender e praticar hoje os conselhos que Jesus deu ao jovem rico?
ORAÇÃO FINAL
·         (SALMO 31/32)
  • Hoje viverei em um constante regressar a Deus e merecerei seu perdão, perdoando a quem me tenha ofendido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário