DIA 10/06/15
PRIMEIRA LEITURA à
2Corintios 3,4-11
- Em um contexto judaizante, no qual os
fariseus continuavam pretendendo que a salvação vinha da observância da
lei de Moisés, Paulo opõe a força vivificante do Espírito, que é que dá
vida, inclusive a própria Lei. Isto, ainda que pareça longe de nós, é de grande
atualidade, pois, ainda encontramos com irmãos que pensam que o
cumprimento da “lei”, a margem do Espírito, lhes dará vida. E assim, por
exemplo, temos irmãos que vão a missa, não para encontrar-se com o Senhor
e para alimentar-se da palavra de Deus e do corpo e sangue do Senhor, mas,
simplesmente porque a lei da igreja manda: “Assistir a missa aos
domingos”. Isto faz que se busque o mínimo (pois, em tudo o que fazemos
por amor ou sob a influência do Espírito, procuramos sempre fazer o
mínimo), chega-se o mais tarde possível, ou que se procure lugar onde não
existe, ou a homilia seja muito breve para poder “cumprir”, assim com o
preceito. Por isso, Paulo diz: “A letra mata, porém o Espírito é que dá a
vida”. Convido-te, portanto, a deixar que seja o Espírito, o próprio
amor, que te inspire todas tuas
ações, para que tuas obrigações sejam feitas com alegria, procurando dar
sempre o máximo e o melhor de ti, sobretudo, com Deus e com tua família.
ORAÇÃO INICIAL
- Oh
Deus, fonte de todo bem, ouça sem cessar nossas súplicas; e conceda-nos,
inspirados por ti, pensar o que é reto e cumpri-lo com tua ajuda. Por
Nosso Senhor...
REFELEXÃO à Mateus 5,17-19
- O
evangelho de hoje ensina como observar a lei de Deus de maneira que sua
prática mostre em que consiste o pleno cumprimento da lei. Mateus escreve
para ajudar as comunidades de judeus convertidos a superar as críticas dos
irmãos de raça que os acusam dizendo: “Vocês são infiéis à Lei de Moisés”.
O próprio Jesus havia sido acusado de infidelidade à Lei de Deus. Mateus
trás a resposta esclarecedora de Jesus aos que o acusavam. Assim, nos dá
uma luz para ajudar as comunidades a resolver seu problema.
- Mateus
5,17-19: NEM UMA VÍRGULA DA LEI CAIRÁ. Entre os judeus convertidos havia
duas tendências. Uns pensavam que não era necessário observar as leis do
AT, porque é pela fé em Jesus que somos salvos e não pela observância da
Lei (Rm 3,21-26). Outros pensavam que eles, sendo judeus, deviam continuar
a observar as leis do AT (At 15,1-2). Em cada uma das duas tendências havia
grupos mais radicais. Diante deste conflito, Mateus procura chegar a um
equilíbrio entre o dois extremos. A comunidade deve ser o espaço onde este
equilíbrio pode ser alcançado e vivido. A resposta dada por Jesus aos que
o criticavam continua sendo bem atual: “Não vim para abolir a Lei, mas
sim, para dar-lhe cumprimento!”. As comunidades não podem ir contra a Lei,
nem podem fechar-se na observância da lei. Igualmente Jesus, devem dar um
passo e mostrar, na prática, que o objetivo que lei quer alcançar na vida é a prática
perfeita do amor.
- AS
DIVERSAS TENDÊNCIAS NAS PRIMEIRAS COMUNIDADES CRISTÃS. O plano de salvação
tem três etapas unidas entre si pela terra da vida: (a)-O Antigo
Testamento: a caminhada do povo hebreu, orientada pela lei de Deus. (b)-A
vida de Jesus de Nazaré: renova a lei de Deus a partir de sua experiência
de Deus como Pai/Mãe. (c)-A vida das comunidades: através do Espírito de
Jesus, procuram viver a vida como Jesus a viveu. A unidade destas três
etapas engendra a certeza de fé de que Deus está no meio de nós. Os
intentos de quebrar ou enfraquecer a unidade deste plano de salvação
engendram vários grupos e tendências nas comunidades: (01)-Os fariseus não
reconheciam Jesus como Messias e aceitavam só o AT. Dentro das comunidades
havia pessoas simpatizantes com a linha dos fariseus (At 15,5).
(02)-Alguns judeus convertidos aceitavam Jesus como Messias, porém, não
aceitavam a liberdade do Espírito com que as comunidades viviam na
presença de Jesus ressuscitado (At 15,1). (03)-Outros, tanto judeus como
pagãos convertidos, pensavam que com Jesus havia chegado o fim do AT.
Daqui em diante, só Jesus e a vida no Espírito. (04)-Havia também cristãos
que viviam tão plenamente a vida na liberdade do Espírito que não olhavam
mais a vida de Jesus de Nazaré nem o Antigo Testamento (1Cor 12,3).
(05)-Agora, a grande preocupação do Evangelho de Mateus é mostrar que o
AT, Jesus de Nazaré e a vida no Espírito não podem separar-se. As três
formam parte do mesmo e único projeto de Deus e nos comunicam a certeza da
fé: o Deus de Abraão e Sara está presente no meio das comunidades pela fé
em Jesus de Nazaré.
PARA REFLEXÃO PESSOAL
- Para
você, em tua experiência de vida, para que serve o sal? Tua comunidade,
está sendo sal? De que maneira tua comunidade está sendo luz?
- As
pessoas do bairro, como vêm a tua comunidade? Tua comunidade tem atração?
É sinal? De que? Para quem?
ORAÇÃO FINAL
- (SALMO
98/99)
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