quarta-feira, 17 de junho de 2015

Lectio Divina - 17/06/15


DIA 17/06/15
PRIMEIRA LEITURA à 2Corintios 9,6-11
  • Um dos elementos que favorecem o crescimento da vida espiritual é a generosidade. É que esta tem uma condição: doar com alegria. Doar com alegria é uma das mostras mais claras de que nossa caridade é produzida pelo Espírito, já que nos faz ver, não só a necessidade de nosso irmão, mas, descobre nele Jesus, quem nos disse que quem ajuda a um de seus irmãos, é a Ele próprio que ajuda. Se é um sorriso, nosso tempo, ou, nossos bens, demo-los com alegria, sabendo que nosso Deus é um Deus de amor que nos deixa ganhar em generosidade e que seja o que tenhamos dado, ele se encarregará de restituir-nos o cem por um. Cada dia nos é apresentado muitas ocasiões de doar, de ajudar, de servir, não deixemos de aproveitar a oportunidade e façamos isso com alegria.
ORAÇÃO INICIAL
  • Oh Deus força dos que em ti esperam, ouça nossas súplicas, pois, o homem é frágil e sem ti nada pode, concede-nos a ajuda de tua graça para guardar teus mandamentos e agradar-te com nossas ações e desejos. Por Nosso Senhor...
REFLEXÃO à Mateus 6,1-6.16-18
  • O evangelho de hoje da continuidade a meditação sobre o Sermão do Monte. Nos dias anteriores refletimos sobre a mensagem do capítulo 5 do evangelho de Mateus. No evangelho de hoje e dos dias seguintes vamos meditar a mensagem do capítulo 6 do mesmo evangelho. A seqüência dos capítulos 5 e 6 pode ajudar em sua compreensão.
  • Mateus 6,1: NÃO PRATICAR O BEM PARA SER VISTO PELOS OUTROS. Jesus critica os que praticam as boas obras só para ser vistos pelos homens (Mt 6,1). Jesus pede apoio a segurança interior naquilo que fazemos por Deus. Nos conselhos que Ele dá transparece um novo tipo de relação com Deus: “E teu Pai que vê em segredo te recompensará” (Mt 6,4). “Antes que peçam, o Pai sabe o que necessitam” (Mt 6,8). “Se perdoam as ofensas dos homens, também o Pai celestial os perdoará” (Mt 6,14). É um novo caminho de acesso que aqui se abre no coração de Deus Pai. Jesus não permite que a prática da justiça e da piedade se use como meio de auto promoção diante de Deus e da comunidade (Mt 6,2.5.16).
  • Mateus 6,2-4: COMO PRATICAR A ESMOLA. Dar esmola é uma maneira de realizar o compartilhar tão recomendado pelos primeiros cristãos (At 2,44-45;4,32-35). A pessoa que pratica a esmola e o compartilhar para promover-se a si mesmo diante dos demais merece a sua exclusão da comunidade, como foi o caso de Ananias e Safira (At 5,1-11). Hoje, tanto na sociedade como na Igreja, existem pessoas que fazem grande publicidade do bem que fazem aos demais. Jesus pede o contrário: fazer o bem de forma tal que a mão esquerda não saiba o que faz a mão direita. É o total desapego e a entrega total na gratuidade do amor que crê em Deus Pai e o imita em tudo o que faz.
  • Mateus 6,5-6: COMO PRATICAR A ORAÇÃO. A oração coloca a pessoa em relação direta com Deus. Alguns fariseus transformaram a oração em uma ocasião para aparecer e exibir-se diante dos demais. Naquele tempo, quando tocava a trombeta nos três momentos de oração: manhã, meio dia e a tarde, eles deviam parar no lugar onde estavam para fazer suas orações. Havia gente que procurava estar nas esquinas em lugares públicos, para que todos pudessem ver como rezavam. Uma atitude assim, perverte nossa relação com Deus. É falsa e sem sentido. Por isto, Jesus diz que é melhor fechar-se em um quarto e rezar em segredo, preservando a autenticidade da relação. Deus te vê também no secreto e Ele te ouve sempre. Trata-se da oração pessoal, não da oração comunitária.
  • Mateus 6,16-18: COMO PRATICAR O JEJUM. Naquele tempo a prática do jejum era acompanhada de alguns gestos exteriores bem visíveis: não lavar o rosto nem se pentear, usar roupa de cor escura. Era sinal visível de jejum. Jesus critica esta maneira de agir e manda fazer o contrário, para que ninguém consiga perceber que está jejuando: lave-se, use perfume, penteie-se. E assim o Pai que vê em segredo o recompensará.
PARA REFLEXÃO PESSOAL
  • Quando reza, como vive tua relação com Deus?
  • Como vive tua relação com os demais na família e na comunidade?
ORAÇÃO FINAL
  • (SALMO 111)
  • Hoje revisarei quanto generoso tenho sido e aproveitarei as oportunidades que me forem apresentadas para doar com alegria aos demais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário